Tamanho do texto

Operadoras poderão dar até 30% de descontos nas mensalidades ou dar prêmios para quem faz exercícios e cuida da saúde

selo

Saúde e prevenção: quem investe nesta dupla poderá ser beneficiado no plano de saúde
Getty Images
Saúde e prevenção: quem investe nesta dupla poderá ser beneficiado no plano de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou ontem (22) uma resolução que incentiva a participação de beneficiários de planos de saúde em programas de exercícios, envelhecimento saudável e prevenção de doenças.

Faça o teste: Qual a atividade física ideal para você?

As operadoras podem oferecer até 30% de descontos nas mensalidades ou dar prêmios, como descontos em academia ou gratuidade em plano dentário, sem discriminação por idade ou doença preexistente.

Check-up: o que é e quando fazê-lo

Neste primeiro momento, a resolução é facultativa, informou a gerente-geral de Regulação Assistencial, Martha Oliveira. Mas, segundo o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo, Arlindo de Almeida, as operadoras devem aderir à concessão de descontos ou prêmios.

“É uma tentativa de mudar o paradigma. Antes a gente privilegiava o tratamento e a remuneração da doença. Agora queremos mostrar a importância do cuidado com a saúde, dando um incentivo financeiro”, diz Martha.

Conheça os principais exames de saúde no Guia de Exames

As operadoras podem criar programas amplos, como o que previne sedentarismo, ou específicos, para grávidas, por exemplo. Mas não podem cobrar resultados, como emagrecimento.

“O que está atrelado ao desconto é a participação. O resultado dessa participação depende de outros fatores, como pré disposição genética”, explicou Martha. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga lendo notícias de saúde

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.