Tamanho do texto

Nunca insira objetos dentro do gesso para coçar o local incômodo. Saiba mais

Ataques de coceira praticamente intoleráveis são muito comuns em pessoas usando gesso por conta de fratura em ossos , mas é preciso ter cuidado ao coçar a região incômoda, é o que diz um especialista no assunto.

Gesso: usar objetos para coçar dentro dele é perigoso
shutterstock
Gesso: usar objetos para coçar dentro dele é perigoso


“Nunca enfie algum objeto dentro do gesso para coçar a região que incomoda. Nunca mesmo. Já tive de remover gessos para retirar diferentes tipos de objetos – lápis, palitinhos chineses, garfos e até escovas”, relata Paul Printz, cirurgião ortopédico do Gottlieb Memorial Hospital, de Illinois (EUA).

“Os ossos podem estar se recuperando com segurança, mas técnicas para aliviar coceiras podem causar infecções e problemas sanguíneos que requerem cuidados médicos adicionais”, ele adverte.

O especialista explica que a pele protegida pelo gesso se torna muito delicada e sensível, podendo se ferir facilmente. Ele aconselha a não usar nada aquecido, pois isso pode gerar umidade através da condensação. Para combater a coceira no lado de dentro do gesso, Printz sugere:

  • Dar tapas leves no gesso para criar uma vibração suave;
  • Massagear a área exposta ao redor do gesso;
  • Envolver a área externa do gesso com uma bolsa de gelo ou um saco com verduras congeladas para refrescar a área incômoda;
  • Consultar o médico sobre a possibilidade de tomar um anti-histamínico para ajudar a aliviar a coceira.

Leia mais sobre emergências:

+ Como agir em caso de quedas

+ O que fazer em caso de fratura

+ Monte seu kit de primeiros socorros

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.