Minha Saúde

enhanced by Google
 

Cor da lente influencia a proteção dos óculos escuros

Cinza e verde realçam o contraste da visão. Amarelo reduz ofuscamento do lusco-fusco

Bruno Folli, iG São Paulo

Compartilhar:

Foto: Thinkstock Photos

Lentes devem ter proteção UVA e UVB

Não é apenas uma questão de estilo. As diferentes cores de lentes para óculos escuros oferecem formas de proteção diferenciadas, além de proporcionarem alterações distintas na visão.

As lentes castanhas, cinzas e verdes são as mais recomendadas pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). “As verdes são ideais para pessoas com mais de 60 anos, pois elas realçam o contraste da visão. Nesta idade, a pessoa começa a perder essa capacidade”, afirma Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier.

É muito semelhante o efeito das lentes âmbar e marrom. “Por isso elas são indicadas também para míopes e hipermetropes”, diz o oftalmologista. As três colorações oferecem proteção contra luz azul do sol, que pode acelerar o surgimento de catarata.

Já as lentes cinza são mais indicadas para quem possui astigmatismo. “Elas reduzem o brilho sem distorcer as cores”, explica Queiroz Neto.

Menos frequentes, as lentes amarelas representam uma opção interessante para o motorista que costuma dirigir ao entardecer. “Elas reduzem o ofuscamento no lusco-fusco, mas também diminuem a visão de contraste em horários de muita luminosidade”, alerta o oftalmologista.

Independentemente da cor, as lentes devem ter proteção contra as radiações ultravioletas (UVA e UVB) do sol. E isso deve ser feito desde a infância. “Os danos da radiação são cumulativos”, alerta a sociedade em campanha neste verão.

Sem proteção adequada, os olhos podem acabar sofrendo um processo chamado degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que chega a cegar. Além disso, o sol antecipa a catarata e ainda causa pterígio, doença que torna mais espessa a membrana que encobre a parte branca dos olhos.

A SBO recomenda ainda verificar a uniformidade do reflexo das lentes, o que irá garantir mais comodidade aos olhos e evitará dores de cabeça. Para checar essa uniformidade, a sociedade sugere verificar o reflexo de uma lâmpada fluorescente em toda a extensão da lente.

A armação dos óculos também pode ser uma aliada contra o sol. Quanto mais larga ela for, mais irá proteger. Além disso, a SBO recomenda o uso combinado de outras proteções, como bonés e chapéus.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo