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É preciso se preparar bem para superar os 42 km e ter muita atenção no pós-prova

O corpo é muito exigido durante os 42 km de uma maratona
Thinkstock/Getty Images
O corpo é muito exigido durante os 42 km de uma maratona
Correr os 42 km de uma maratona pode custar caro a seu corpo. Por isso é importante se preparar antes de encarar a empreitada e ter muita calma após completá-la.

Há riscos em correr uma maratona ?

A Cleveland Clinic dá sugestões do que fazer depois de cruzar a linha de chegada:

- Continue bebendo muita água.
- Coma alimentos ou ingira bebidas com carboidratos para repor a energia que você usou. Mas não exagere ou pode ter dor de estômago.
- Alongue-se suavemente e caminhe por cerca de uma hora após a corrida, para ajudar a minimizar a rigidez muscular.
- Aplique bolsa de gelo sobre as áreas doloridas, em intervalos de 15 minutos, durante todo o dia.
- Permita-se uma massagem pós-corrida.
- Na semana seguinte à maratona, não corra.
- Caminhe, pedale ou nade se quiser se exercitar.
- Volte devagar para a corrida, aumentando gradualmente a distância e a velocidade. Não foque em velocidade no primeiro mês e em treinamento de força nas duas semanas seguintes após a maratona.
- Tire um tempo para descansar e se recuperar.

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