Tamanho do texto

Riscos ambientais têm um papel importante. Veja como evitá-los

Terceira idade: dificuldades para caminhar favorecem quedas
Getty Images
Terceira idade: dificuldades para caminhar favorecem quedas
De todas as mortes relacionadas a quedas, mais de 60% envolve pessoas acima dos 75 anos de idade. De acordo com a Associação das Lesões Cerebrais da América, as quedas são uma das principais causas de lesões cerebrais traumáticas entre os idosos.

Com o envelhecimento, alguns fatores que contribuem para as quedas são dificuldade de caminhar, perda de equilíbrio, deficiências neurológicas e musculares, uso de medicamentos, demência e enfraquecimento da visão.

Veja o infográfico: Casa segura para idosos

Riscos ambientais – como superfícies escorregadias, solos irregulares, iluminação fraca, tapetes soltos e móveis instáveis – têm papel importante. Independentemente dos fatores que contribuem para as quedas, veja a seguir como elas podem ser evitadas:

- Pratique exercícios regularmente

- Realize uma avaliação da segurança doméstica

- Remova itens que podem provocar tropeços, guarde objetos usados com frequência em armários que podem ser alcançados sem a necessidade de um banquinho

- Instale barras na banheira e no box, use tapetes antiderrapantes em banheiros e boxes, instale corrimões e luzes nas escadas e na área externa

- Solicite a seu plano de saúde uma revisão de todos os seus medicamentos, mesmo aqueles vendidos sem receita médica

- Use sapatos robustos, com solados finos e antiderrapantes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.