Minha Saúde

enhanced by Google
 

Abscesso

Compartilhar:
Conteúdo exclusivo para o iG no Brasil e usado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos

Definição

Um abscesso é um acúmulo de pus em qualquer parte do corpo que, na maioria dos casos, provoca inchaço e inflamação nas adjacências.

Causas, incidência e fatores de risco

Os abscessos ocorrem quando uma região do tecido é infectada e o sistema imunológico do corpo reage contra ela. Os glóbulos brancos se movimentam pelas paredes dos vasos sanguíneos até a área infectada e coletam o tecido danificado. Durante esse processo, o pus é formado. Pus é o acúmulo de fluidos, glóbulos brancos vivos e mortos, tecido morto, bactérias e outras substâncias estranhas.

Os abscessos podem se formar em quase todas as partes do corpo. Os locais mais comuns são a pele, sob a pele e os dentes. Os abscessos podem ser provocados por bactérias, parasitas e substâncias estranhas.

Os abscessos cutâneos são fáceis de enxergar. Eles são vermelhos, elevados e causam dor. Os abscessos em outras regiões do corpo podem não ser percebidos; ainda assim, causam danos significativos ao órgão.

Alguns tipos específicos de abscessos são:

  • Abscessos abdominais
  • Abscesso hepático amébico
  • Abscesso anorretal
  • Abscesso na glândula de Bartholin
  • Abscesso cerebral
  • Abscesso epidural
  • Abscesso peritonsilar
  • Abscesso hepático piogênico
  • Abscesso cutâneo
  • Abscesso na medula espinhal
  • Abscesso subcutâneo
  • Abscesso dental

Exames e testes

Com frequência, uma amostra do líquido é extraída do abscesso e examinada para verificar que organismo está causando o problema.

Tratamento

Os tratamentos variam, mas geralmente incluem cirurgia, antibióticos ou ambos.

Ligando para o médico

Ligue para seu médico se tiver qualquer tipo de abscesso.

Prevenção

A prevenção de abscessos depende do local em que eles se desenvolvem. Por exemplo, uma boa higiene pode ajudar a prevenir os abscessos cutâneos. A higiene dental e cuidados de rotina irão prevenir os abscessos dentais.

Referências

Bolognia J. Infections, hyper- and hypopigmentation, regional dermatology, and distinctive lesions in black skin. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2007:chap 467.

Atualizado em 14/8/2010, por: David C. Dugdale III, MD, Professor of Medicine, Division of General Medicine, Department of Medicine, University of Washington School of Medicine. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

Todas as doenças

A A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde) – www.urac.org. O programa de reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificar se a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M. está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundador da Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação da Saúde na Internet) – www.hon.ch.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- 2011 A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Ver de novo