Minha Saúde

enhanced by Google
 

Coágulos sanguíneos

Compartilhar:
Conteúdo exclusivo para o iG no Brasil e usado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos

Foto: ADAM

Trombo

Definição

Coágulos surgem quando o sangue endurece até ficar sólido. Um coágulo sanguíneo que se forma dentro de um vaso sanguíneo ou dentro do coração e se fixa lá é chamado de trombo.

Um trombo que se solta e move-se de um lugar para outro do corpo é chamado de êmbolo. O transtorno relacionado a isso é conhecido pelos médicos como denominado embolia. Por exemplo, um êmbolo que fica preso nos pulmões é chamado de embolia pulmonar.

Um trombo é um coágulo sanguíneo que se forma em um vaso e permanece lá. Uma embolia é um coágulo que se desloca do local onde se formou para outro local no corpo.

Trombos ou embolias podem se alojar em um vaso sanguíneo e bloquear a circulação nesse local, privando os tecidos de oxigênio e de fluxo de sangue normal. Isso pode resultar em danos, destruição (infarto) ou mesmo morte dos tecidos (necrose) nessa área.

Às vezes, outros materiais podem agir como um êmbolo e bloquear o fluxo sanguíneo, inclusive:

Consulte também:

Nomes alternativos

Coágulo; êmbolos; trombos

Complicações

Trombos e êmbolos conseguem se grudar firmemente a um vaso sanguíneo. Eles podem obstruir parcial ou completamente o fluxo de sangue nos vasos.

Uma obstrução no vaso sanguíneo impede o fluxo normal de sangue e oxigênio de alcançar os tecidos naquela localização, sendo denominado isquemia. Se a isquemia não for tratada imediatamente, pode resultar em dano ao tecido ou na morte dos tecidos daquela área.

Referências

Lim W, Crowther MA, Ginsberg JS. Venous thromboembolism. In: Hoffman R, Benz EJ, Shattil SS, et al, eds. Hematology: Basic Principles and Practice. 5th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2008:chap 135.

Krakow EF, Ginsberg JS, Crowther MA. Arterial thromboembolism. In: Hoffman R, Benz EJ, Shattil SS, et al, eds. Hematology: Basic Principles and Practice. 5th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2008:chap 136.

Atualizado em 2/6/2010, por: Linda J. Vorvick, MD, Medical Director, MEDEX Northwest Division of Physician Assistant Studies, University of Washington, School of Medicine; Yi-Bin Chen, MD, Leukemia/Bone Marrow Transplant Program, Massachusetts General Hospital. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

Todas as doenças

A A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde) – www.urac.org. O programa de reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificar se a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M. está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundador da Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação da Saúde na Internet) – www.hon.ch.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- 2011 A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Ver de novo