Minha Saúde

enhanced by Google
 

Dengue

Compartilhar:
Conteúdo exclusivo para o iG no Brasil e usado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos

Definição

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos.

Nomes alternativos

Febre da dengue; febre quebra-ossos;

Causas, incidência e fatores de risco

Foto: ADAM

Há muitas espécies de mosquitos que podem transmitir doenças infecciosas, como febre do Nilo Ocidental, malária, febre amarela, encefalite viral e dengue

A dengue é causada por quatro vírus distintos, porém da mesma família. É transmitida pela picada de mosquitos, mais frequentemente pelo mosquito Aedes aegypti, que é encontrado em regiões tropicais e subtropicais. Essas regiões incluem:

  • Arquipélago da Indonésia ao nordeste da Austrália
  • América Central e do Sul
  • Sudeste da Ásia
  • África subsaariana

A dengue é cada vez mais percebida em pessoas que viajam pelo mundo.

A dengue não deve ser confundida com a dengue hemorrágica, que é uma doença distinta causada pelo mesmo tipo de vírus, mas apresenta sintomas muito mais graves.

Sintomas

A dengue começa com uma febre alta súbita, geralmente acima de 40°C. Uma erupção vermelha e plana pode surgir em grande parte do corpo de 2 a 5 dias após o início da febre. Uma segunda erupção, semelhante ao sarampo, surge em um estágio posterior da doença. As pessoas infectadas podem ter a sensibilidade da pele aumentada e se sentem muito indispostas.

Outros sintomas incluem:

  • Dor de cabeça (principalmente atrás dos olhos)
  • Fadiga
  • Dores nas articulações
  • Dores musculares
  • Náusea
  • Nódulos linfáticos inchados
  • Vômito

Exames e testes

Os testes que podem ser realizados para diagnosticar esta doença incluem:

Tratamento

Não há um tratamento específico para a dengue. Você vai precisar tomar líquidos caso tenha sinais de desidratação. O paracetamol é usado para tratar a febre alta. Evite tomar ácido acetil salicílico.

Evolução (prognóstico)

A doença geralmente dura uma semana ou mais. Embora seja desagradável, a dengue não é fatal. As pessoas com essa doença se recuperam completamente.

Complicações

Foto: ADAM

Dengue

A dengue, ou febre do Nilo Ocidental, é uma doença viral branda transmitida por mosquitos que provoca febre, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. O tratamento inclui reidratação e espera-se recuperação. Uma segunda exposição ao vírus pode resultar na dengue hemorrágica, uma doença potencialmente fatal.

Ligando para o médico

Procure seu médico caso tenha viajado para uma região conhecida pela ocorrência da dengue e apresentado sintomas dessa doença.

 

Prevenção

Cobrir as partes do corpo, usar repelente contra mosquitos e redes podem ajudar a reduzir a exposição a mosquitos. Viajar durante períodos de baixa atividade do mosquito também pode ajudar.

Programas de combate ao mosquito podem reduzir o risco de infecção.

 Referências

Naides SJ. Arthropod-borne viruses causing fever and rash syndromes. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 405.

Atualizado em 28/8/2009, por: David C. Dugdale, III, MD, Professor of Medicine, Division of General Medicine, Department of Medicine, University of Washington School of Medicine; and Jatin M. Vyas, MD, PhD, Instructor in Medicine, Harvard Medical School, Assistant in Medicine, Division of Infectious Disease, Massachusetts General Hospital. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

Todas as doenças

A A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde) – www.urac.org. O programa de reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificar se a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M. está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundador da Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação da Saúde na Internet) – www.hon.ch.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- 2011 A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Ver de novo