Minha Saúde

enhanced by Google
 

Gripe

Compartilhar:
Conteúdo exclusivo para o iG no Brasil e usado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos

Definição

A gripe é uma infecção contagiosa de nariz, garganta e pulmões causada pelo vírus influenza. Ela provoca tosse, dificuldade respiratória, febre, dor de cabeça, dores musculares e fraqueza. O vírus é espalhado de pessoa para pessoa pela inalação de gotículas infectadas presentes no ar.

Foto: ADAM

Gripe

Consulte também: Gripe suína (H1N1)

Nomes alternativos

Gripe A, gripe B

Causas, incidência e fatores de risco

Em climas temperados, a gripe A geralmente chega entre o início do inverno e o início da primavera. A gripe B pode aparecer em qualquer período do ano.

A maneira mais comum de se pegar a gripe é pela inalação de gotículas de tosses ou espirros de alguém que esteja com a gripe. Com menos frequência, ela é disseminada quando você toca em uma superfície como uma torneira ou um telefone que tem o vírus nele, e então toca sua própria boca, nariz ou olhos.

Os sintomas aparecem entre 1 e 7 dias mais tarde (normalmente em 2 a 3 dias). Como a gripe se dissemina através do ar e é muito contagiosa, frequentemente atinge toda uma comunidade de uma só vez, causando uma doença epidêmica. Isso gera um grupo de ausências na escola e no trabalho. Vários estudantes ficam doentes em 2 ou 3 semanas após a chegada da gripe em uma escola.

Dezenas de milhões de pessoas nos Estados Unidos ficam gripadas todos os anos. A maioria fica melhor em uma ou duas semanas, mas milhares ficam doentes a ponto de serem hospitalizadas. Em torno de 36.000 pessoas morrem todos os anos devido à complicações da gripe.

Algumas vezes as pessoas confundem resfriado com gripe, já que compartilham alguns dos mesmos sintomas e geralmente ocorrem na mesma época do ano. No entanto, as duas doenças são muito diferentes. A maio

ria das pessoas tem resfriados várias vezes por ano e gripe somente uma vez em alguns anos.

As pessoas frequentemente usam o termo "gripe de estômago" para descrever uma doença viral onde o vômito e a diarreia são os principais sintomas. Isso é incorreto, já que os sintomas do estômago não são causados pelo vírus da influenza. As infecções da gripe são principalmente infecções respiratórias.

Sintomas

A gripe geralmente começa abruptamente com uma febre entre 38,5 e 41 °C (102 e 106 °F). (Um adulto, em geral, tem febre mais baixa do que uma criança.) A febre dura normalmente um ou dois dias, mas pode durar até 5 dias. Outros sintomas comuns incluem:

  • Dores do corpo
  • Calafrios
  • Vertigem
  • Face ruborizada
  • Dor de cabeça
  • Falta de energia
  • Náusea
  • Vômito

Em algum momento entre o 2° e o 4° dia da doença, os sintomas de "corpo inteiro" começam a diminuir e os sintomas respiratórios começam a aumentar.

O mais proeminente dos sintomas respiratórios é geralmente uma tosse seca. A maioria das pessoas também apresenta garganta dolorida e dor de cabeça. Nariz escorrendo (uma secreção nasal clara e aquosa) e espirros são comuns.

Esses sintomas (exceto a tosse) normalmente desaparecem em 4 a 7 dias. Algumas vezes a febre retorna. A tosse e o cansaço normalmente duram semanas depois de a doença ter acabado. Outros sintomas podem incluir:

  • Perda de apetite
  • Dor e rigidez muscular
  • Nariz obstruído e congestionado
  • Sudorese
  • Agravamento de doença subjacente, como asma ou insuficiência cardíaca

Exames e testes

A avaliação de um indivíduo com sintomas de gripe deve incluir um exame físico completo e, em casos onde a pneumonia é suspeita, uma raio X do tórax.

Exames de sangue adicionais podem ser necessários. Eles podem incluir um hemograma completo, culturas do sangue e culturas da saliva.

O método mais comum para diagnosticar a gripe é um teste de detecção de antígeno, que é feito coletando material do nariz e da garganta, e enviando a amostra ao laboratório para testes.

Os resultados desses testes podem estar disponíveis rapidamente e ajudar a decidir se é adequado um tratamento específico. No entanto, quando a gripe estiver disseminada pela comunidade, muitas vezes o diagnóstico pode ser feito simplesmente pela identificação dos sintomas sem testes adicionais.

Tratamento

Se você tiver a doença branda e não tiver alto risco de uma doença séria, adote essas etapas:

  • Descanse
  • Tome medicamentos que aliviam os sintomas e ajudam você a descansar
  • Beba líquidos em abundância
  • Evite aspirina (especialmente adolescentes e crianças)
  • Evite álcool e fumo
  • Evite antibióticos (a menos que seja necessário para outra doença)

A maioria das pessoas que tem gripe sazonal provavelmente se recuperará sem necessidade de assistência médica. No entanto, os médicos podem prescrever drogas antivirais para tratar de pessoas que ficaram muito doentes com a gripe ou que apresentam alto risco de complicações decorrentes da gripe. Se você tiver alto risco, solicite ao seu médico quando receber sua imunização contra a gripe.

O principal benefício das drogas antivirais é que elas podem reduzir o tempo que você tem sintomas em aproximadamente um dia, mas apenas se você começar a tomar o medicamento até 48 horas após o início dos sintomas.

Se você precisar de tratamento, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendam que seu médico prescreva zanamivir (Relenza) ou oseltamivir (Tamiflu).

As crianças que têm risco de desenvolver um caso grave da gripe também devem entrar em contato com o médico para obter o medicamento antiviral.

Evolução (prognóstico)

Qualquer um em qualquer idade pode ter complicações sérias da gripe, mas aqueles com maior risco incluem:

  • Pessoas acima 50 anos
  • Crianças entre 6 meses e 2 anos
  • Mulheres com mais de 3 meses de gestação durante a época da gripe
  • Pessoa que vive em um centro de assistência de longo prazo
  • Pessoa com condições crônicas no coração, no pulmão ou nos rins, diabetes ou pessoa imunodeprimida

Entretanto, na maioria dos indivíduos que está saudável, a gripe passa em 7 a 10 dias.

Complicações

As complicações possíveis, especialmente para aquelas com alto risco, incluem:

Ligando para seu médico

Ligue para seu médico se estiver em uma categoria de alto risco e apresentar sintomas da gripe ou se sua doença parecer grave.

Prevenção

Uma vacina anual é recomendada para todos, mas públicos específicos recebem as doses gratuitamente no Brasil – idosos, profissionais de saúde, gestantes, pessoas com problemas cardíacos, diabetes, imunodeprimidos e obesos, além de e crianças entre seis a 2 anos. A vacina usada na época da gripe de 2010 e 2011, também protegerá contra a gripe suína (H1N1).

Referências

Jefferson T, Jones M, Doshi P, Del Mar C. Neuraminidase inhibitors for preventing and treating influenza in healthy adults: systematic review and meta-analysis. BMJ. 2009 Dec 8;339:b5106.

Seasonal flu: what to do if you get sick. Centers for Disease Control and Prevention. Accessed October 4, 2010.

Atualizado em 26/4/2011, por: A.D.A.M. Editorial: David Zieve, MD, MHA, and David R. Eltz. Previously reviewed by David C. Dugdale, III, MD, Professor of Medicine, Division of General Medicine, Department of Medicine, University of Washington School of Medicine (10/5/2010).

Todas as doenças

A A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde) – www.urac.org. O programa de reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificar se a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M. está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundador da Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação da Saúde na Internet) – www.hon.ch.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- 2011 A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Ver de novo