Tamanho do texto

Pesquisador do Reino Unido alerta que mesmo formas brandas de estresse devem ser levadas a sério

Alerta: mesmo formas brandas de estresse podem causar problemas
Getty Images
Alerta: mesmo formas brandas de estresse podem causar problemas
Mesmo o estresse brando pode causar deficiências em longo prazo que impedem que um indivíduo desempenho seu trabalho, é o que mostra uma pesquisa recente.

Segundo o pesquisador Dheeraj Rai, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, embora ha muito tempo já se saiba que os distúrbios mentais podem levar à invalidez, as novas descobertas indicam que os efeitos de formas menos intensas de estresse devem ser levadas mais a sério.

Faça o teste do estresse

Participaram do estudo 17.000 adultos trabalhadores da cidade de Estocolmo. Na fase inicial, em 2002, a saúde mental e os níveis de estresse dos participantes foram avaliados através de questionários. Os trabalhadores foram acompanhados até o ano de 2007.

Durante o período de acompanhamento, um total de 649 participantes começou a apresentar algumas deficiências – 203 deles de ordem mental e o restante de ordem física. Os resultados mostram que os participantes avaliados com altos níveis de estresse no início do estudo se mostraram mais propensos a apresentar deficiências em longo prazo.

Segundo dados do estudo, publicado no dia 23 de março no site do Journal of Epidemiology and Community Health, depois de considerados outros fatores que provavelmente afetariam os resultados, a equipe de pesquisa constatou que mesmo os níveis mais brandos de estresse aumentaram em até 70% o risco de desenvolver deficiências.

“O estresse psicológico brando pode estar associado a mais deficiências em longo prazo do que era de nosso conhecimento. Além disso, a importância deste problema para a saúde pública pode estar sendo subestimada”, concluiu a equipe liderada por Rai.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.