Tamanho do texto

Dispositivo cardíaco é utilizado enquanto criança espera por um transplante de órgão

Novo coração artificial especialmente para crianças
Thinkstock/Getty Images
Novo coração artificial especialmente para crianças
A FDA, Administração de Alimentos e Medicamentos americana, aprovou o primeiro dispositivo cardíaco mecânico destinado a crianças que esperam um transplante do coração , informou uma funcionária da agência neste fim de semana.

"Trata-se do primeiro sistema de assistência circulatória mecânica pulsátil especificamente destinado a crianças que é aprovado pelo FDA", disse a médica Susan Cummins, do centro de Saúde de dispositivos e radiológicos do órgão.

Este coração artificial, denominado EXCOR Pediatric System e fabricado pela sociedade alemã Berlin Heart, está disponível em vários tamanhos com o objetivo de adaptá-lo para adolescentes, crianças e bebês.

"Os dispositivos anteriores de assistência cardíaca para adultos eram muito grandes para serem utilizados em crianças gravemente doentes com o objetivo de mantê-las com vida enquanto esperam para receber um novo coração", disse Cummins em um comunicado.

O dispositivo foi aprovado em um grupo de 48 pequenos pacientes americanos. Foi determinado que ele melhora as oportunidades de sobrevivência em crianças que esperam um transplante cardíaco em comparação com o emprego de um dispositivo tradicional de circulação extracorpórea.

Segundo a FDA, entre 12% e 17% das crianças e 23% dos bebês morrem enquanto aguardam por um transplante de coração.

As crianças sofrem menos que os adultos de problemas cardíacos, mas é muito difícil encontrar um coração de seu tamanho para realizar um transplante.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.