Tamanho do texto

Comece a temporada com a saúde em dia, procurando um médico e fazendo um check-up

Para garantir boa saúde o ano inteiro, comece com uma visita ao médico
Thinkstock/Getty Images
Para garantir boa saúde o ano inteiro, comece com uma visita ao médico
Ano novo, vida nova. Se é para ser assim, o primeiro passo é cuidar da saúde. Comece pelo básico: uma visitinha ao médico – o clínico geral, o cardiologista ou, no caso das mulheres, o ginecologista – e com a realização de alguns exames.

Siga o iG Saúde no Twitter

“Quando falamos em boa saúde e prevenção, abordamos três aspectos. Existe a prevenção primária, que consiste em evitar ou remover os fatores risco, com vacinação adequada, incentivo a atividade física regular e dieta equilibrada, sexo seguro, entre outras coisas. A prevenção secundária pode ser feita por meio de um check-up, com o objetivo de rastrear possíveis problemas. E a prevenção terciária se dá quando a doença já está instalada e buscamos formas de não piorar”, explica o médico Nelson Carvalhaes, responsável pelo Check-Up Fleury Medicina e Saúde.

É importante ressaltar que o check-up visa diagnósticos em fase pré-clinica, ou seja, rastrear as doenças antes que elas se manifestam clinicamente. Mas assim como os exames e até antes deles, é essencial que o médico conheça o histórico do paciente e realize um bom exame clínico.

Leia mais: Check-up: o que é e quando fazê-lo

Cada pessoa deve passar por uma avaliação personalizada, de acordo com idade, histórico pessoal, hábitos de vida e antecedentes.

“O check-up é uma maneira inteligente de prevenir doenças. Além de consultas, exames de sangue, urina e fazes, vale realizar alguns exames de imagem para detectar possíveis males que não aparecem em outros testes, como câncer de mama, câncer de próstata e outros”, diz Marcus Vinicius Mesquita, diretor da Alphasonic Diagnóstico por Imagem, de Curitiba.

Mas mesmo que você passe com louvor nos testes de saúde no início do ano, não deixe de se cuidar no restante da temporada. O alerta é dado por Carvalhaes: “O check-up não torna ninguém imortal”.

Veja a seguir os exames importantes que podem ser indicados por seu médico para começar bem o ano:

Para homens e mulheres
- Hemograma
- Colesterol total e frações
- Triglicérides
- TSH
- Sódio e potássio
- Ureia
- Creatinina
- Exame parasitológico de fezes (MIF)
- Urina Tipo 1
- Ácido úrico
- Glicemia de jejum
- Teste ergométrico
- Exames dos olhos
- Check-up odontológico

Mulheres
- Papanicolau
- Ultrassonografia transvaginal
- Mamografia
- Densitometria óssea

Homens
- Exame da próstata
- PSA

Saiba mais:
Guia de Exames

Guia de Primeiros Socorros

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.