Tamanho do texto

Encontro com parentes nas festas de fim de ano é uma ótima oportunidade para investigar doenças familiares

Doenças sérias podem ter origem genética, por isso é importante saber se alguma atinge sua família
Getty Images
Doenças sérias podem ter origem genética, por isso é importante saber se alguma atinge sua família
Converse com seus avós e bisavós e faça anotações detalhadas sobre a saúde de seus familiares mais próximos – pais, irmãos e filhos. Registre nomes, datas de nascimento, ano da morte e problemas de saúde passados por essas pessoas, recomenda Lynn Holt, diretora do programa de Aconselhamento Genético da Universidade do Alabama.

“Os feriados são uma ótima oportunidade para coletar o histórico de sua família. Muita gente não conhece a história familiar que vai além dos parentes de primeiro grau, de seus pais e irmãos”, disse Holt em um boletim da universidade.

Pergunte a seus parentes mais velhos se eles tiveram irmãos que morreram na infância. Este tipo de informação pode ser de grande valia.

“Muitas vezes ouvimos parentes contar que ouviram dizer que a mãe morreu de repente aos 20 anos de idade, por exemplo. É importante tentar saber a razão. Teria sido um problema cardíaco genético que você pode ter herdado ou simplesmente aquele irmão é culpado de um acidente que ninguém quer comentar?”, questiona Holt.

É importante também perguntar sobre questões de saúde como câncer, problemas cardíacos, diabetes, distúrbios mentais e outras doenças comuns.

A melhor forma de compilar este tipo de informação é conversando com cada um desses parentes mais velhos individualmente. Holt diz que muitos vão apreciar a oportunidade de compartilhar a história da família e as memórias dos falecidos queridos.

Uma vez que você tenha em mãos seu histórico familiar, compartilhe o mesmo com seu médico para determinar se você precisa passar por um check-up para detectar algum problema de saúde.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.