Tamanho do texto

Acender o cigarro 1h depois de despertar eleva em quase duas vezes a chance de ter a doença, diz estudo

Fumantes que acendem o cigarro logo após acordar enfrentam maior risco de câncer de boca, cabeça e pescoço do que aqueles que esperam algumas horas para fumar, sugere um novo estudo.

Saiba as causas, o tratamento e a prevenção do câncer

A pesquisa foi publicada na edição online desta segunda feira (08/08) do Jornal do Câncer e deve ser publicada na versão impressa na próxima semana.

“Estes fumantes têm níveis mais altos de nicotina e outras toxinas do tabaco no corpo e, provavelmente, são mais viciados do que os fumantes que esperam meia hora ou mais para fumar após despertar”, afirma Joshua Muscat, do Colégio de Medicina do Estado da Pensilvânia (EUA).

“Provavelmente é uma combinação entre genética e características pessoais que causa esta intensa dependência de nicotina.”

No estudo, os pesquisadores compararam 4.775 pacientes com câncer de pulmão com 2.825 pessoas fumantes, mas sem câncer diagnosticado.

Os resultados mostram que quem fumou entre 31 e 60 minutos após acordar tinha risco 1,3 maior de desenvolver câncer do que aqueles que esperavam mais de uma hora para acender o cigarro. Enquanto isso, aqueles que não esperavam nem meia hora para fumar tiveram 1,79 mais risco de desenvolver neoplasia maligna no pulmão.

Em uma análise separada, os pesquisadores compararam 1.055 pessoas com câncer de cabeça e pescoço com 795 pessoas sem a doença, sendo os dois grupos eram tabagistas. Da mesma forma que os portadores de câncer de pulmão, quem fumava entre 31 e 60 minutos após acordar tinha 1,42 mais risco de ter tumores cancerígenos comparado com quem esperava até uma hora para fumar.

Enciclopédia de saúde: Você sabe o que é câncer oral?

Os achados sugerem que a decisão de acender o cigarro imediatamente após acordar acrescenta nestes fumantes um risco maior de câncer, conclui o estudo. Com este resultado, estes fumantes seriam beneficiados com programas específicos para diminuir este tipo de comportamento durante as manhãs.

Continue lendo :

Bianca é atendida e acolhida em Barretos
Lívia Machado, iG São Paulo
Bianca é atendida e acolhida em Barretos

Uma cidade contra o câncer: Como uma legião de anônimos se uniu na briga contra a doença

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.