Tamanho do texto

Médicos do hospital BYL Nair, de Mumbai, afirmam que esse é o "maior tumor do mundo" retirado do cérebro de um paciente que sobreviveu

Cirurgia realizada em Pal foi arriscada, mas bem sucedida; tumor retirado tinha 1,87 quilos, segundo médicos
shutterstock/Reprodução
Cirurgia realizada em Pal foi arriscada, mas bem sucedida; tumor retirado tinha 1,87 quilos, segundo médicos

Um novo recorde foi quebrado na medicina na última semana quando uma equipe de cirurgiões indianos conseguiu remover da cabeça de um paciente um tumor cerebral que pesava quase dois quilos.

Leia também: Mulher que dizia "ouvir a voz de Deus" descobre tumor cerebral que gera delírios

A operação de risco aconteceu no dia 14 de fevereiro em um hospital de Mumbai, maior e mais importante cidade indiana. O procedimento ficou conhecido por retirar um tumor cerebral de 1,87 kg, considerado "o maior do mundo".

O paciente é Santlal Pal, de 31 anos, do estado de Uttar Pradesh. O homem trabalhava em um loja e foi operado por cirurgiões do hospital BYL Nair, após autoridades de saúde das cidades de Varanasi e Allahabad negarem ajuda ao homem por considerarem a cirurgia muito arriscada.

Segundo os especialistas, o tumor do indiano aparentava ser o maior deste tipo e não há relato de procedimentos como o que Pal foi submetido no mundo, segundo informações da agência de notícias Ians.

Duas cabeças

Trimurti Nadkarni, professor e chefe do Departamento de Neurocirurgia do Hospital BYL Nair, declarou que o paciente foi internado em fevereiro, por chegar ao hospital com "duas cabeças", uma sobreposta à outra.

Sentindo fortes dores de cabeça, o paciente foi submetido a uma série de exames, e apenas na tomografia foi possível visualizar que o tumor teria se desenvolvido em ambos os lados do cérebro através dos ossos do crânio.

"Nos dias seguintes, Santlal Pal permaneceu em terapia intensiva com respiração assistida", contou Nadkarni.

Os chefes do hospital indiano garantiram que esse foi o maior tumor retirado (30x30x20 cm), superando o caso de outro paciente que realizou a cirurgia em 2002 no hospital KEM em Pune, com um tumor de 1,4 kg.

Leia também: Tumor de mais de 2 kg é retirado do rosto de menina após cirurgia

Dois quilos no rosto

Tailandês também teve um tumor de quase dois quilos retirado de seu rosto e sobreviveu
Reprodução/Twitter
Tailandês também teve um tumor de quase dois quilos retirado de seu rosto e sobreviveu

Há alguns meses, um tailandês também passou por um procedimento que conseguiu remover um tumor de quase dois quilos de seu rosto. Apesar dos 71 anos, o aposentado Jaroon Suanmali se considera um novo homem depois que foi submetido à cirurgia .

Depois de 10 anos sofrendo com um tumor facial que cresceu muito além do esperado pelos médicos, ele finalmente se viu livre da mutação. A cirurgia foi feita no dia 13 de novembro, e só foi possível graças a uma campanha na internet que arrecadou fundos para pagar a operação. Quando os médicos retiraram o tumor, ele já tinha 15 centímetros e pesava 1,8 quilos.

*Com informações da Ansa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.