Tamanho do texto

Médicos estão proibidos de apresentar resultados de tratamento, os “antes e depois”, e de angariar clientes em redes sociais

Entram em vigor hoje (15) normas para coibir a propaganda enganosa de serviços médicos no país. Os profissionais, as sociedades médicas e os hospitais públicos e privados tiveram período de 180 dias para adaptação.

As regras foram anunciadas em agosto do ano passado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e são mais rigorosas em comparação ao manual que vigorava desde 2003.

Leia: Acordo quer disciplinar conduta médica em relação a viagens e brindes de farmas

Os médicos estão impedidos de prestar consultas por telefone ou internet, até mesmo para parentes. Não podem anunciar o uso de técnicas “milagrosas” e nem participar de concursos como “médico do ano” ou “profissional de destaque”.

Outras proibições são usar imagens dos pacientes para apresentar resultados de tratamento, os conhecidos “antes e depois”, e angariar clientes por meio das redes sociais.

Siga o iG Saúde no Twitter

Os selos de qualidade concedidos por sociedades médicas também estão vetados. Dona de um desses selos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia solicitou ao conselho rever o banimento, sob a alegação que associa seu selo a marcas de alimentos, como margarina, pães, cereais e biscoitos, com menor teor de sódio, gordura e açúcar desde 1991.

Segundo o CFM, o caso poderá ser avaliado, mas, enquanto não há decisão, a proibição está valendo. Quem descumprir as regras está sujeito à advertência até cassação do registro.

A fiscalização será feita por meio dos conselhos regionais de medicina e por denúncias encaminhadas pela população. A nova resolução está disponível no site do CFM .

* Por Carolina Pimentel

Continue lendo notícias sobre saúde

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.