Tamanho do texto

Pesquisa britânica aponta que o recurso pode dobrar as chances dos fumantes abandonarem o hábito

Palavras de estímulo e dicas de como lidar com a vontade de fumar foram enviadas ao celular do fumante
Thinkstock/Getty Images
Palavras de estímulo e dicas de como lidar com a vontade de fumar foram enviadas ao celular do fumante
Um novo estudo reuniu 5800 fumantes do Reino Unido que queriam deixar o cigarro. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o primeiro (2.915 participantes) recebeu mensagens de texto motivacionais e o grupo controle recebeu mensagens não-motivacionais.

Palavras de estímulo, dicas de como lidar com a vontade de fumar e conselhos para evitar o ganho de peso ao deixar o cigarro estavam entre os temas das mensagens enviadas. “A vontade de fumar dura, em média, menos de cinco minutos. Para se distrair, tente tomar algo lentamente até a vontade passar”, é o exemplo de um texto enviado.

Leia também: Corra para largar o cigarro

De acordo com o relatório, publicado no dia 29 de junho no site do periódico The Lancet, o conteúdo das mensagens não-motivacionais não estava relacionado ao tema do estudo. Eram mensagens de agradecimento pela participação da pesquisa ou solicitações de confirmação de informações pessoais.

Os índices de abandono do hábito foram verificados através de testes da saliva dos participantes. Aqueles que receberam mensagens motivacionais se mostraram mais de duas vezes mais propensos a parar de fumar que o grupo controle – 10,7% contra 4,9%.

Os resultados sugerem que textos motivacionais deveriam ser adicionados às técnicas já utilizadas para ajudar quem quer parar de fumar, concluiu a equipe comandada pela Dra. Caroline Free, da Escola de Medicina Tropical e Higiene de Londres.

Ela comentou o estudo em um artigo no periódico: “Mensagens de texto são uma forma muito conveniente de oferecer apoio aos fumantes que tentam abandonar o hábito. Os participantes descreveram as mensagens recebidas como o estímulo de um amigo ou como um anjo os guiando. Elas ajudaram a resistir à tentação de fumar”.

Conheça no iG Saúde:
Programas de Caminhada e Corrida
Programas de Dietas


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.