Tamanho do texto

As bactérias do sorogrupo B foram as principais responsáveis pelos casos de meningite nas décadas de 80 e 90 no Brasil

selo

Pesquisadores desenvolveram a primeira vacina realmente eficaz contra doenças meningocócicas do grupo B. Já existiam imunizações para os outros quatro sorogrupos causadores de doenças: A, C, W135 e Y. Os resultados de um teste clínico realizado no Chile com uma vacina desenvolvida pela farmacêutica Novartis mostraram que duas doses da vacina produziram quase 100% de proteção em adolescentes.

Os resultados da pesquisa foram divulgados na última edição da revista The Lancet. O sorogrupo B é responsável por quase 60% das doenças meningocócicas - como a meningite meningocócica ou a pneumonia meningocócica - no país andino.

As bactérias do sorogrupo B foram as principais responsáveis pelos casos da doença nas décadas de 80 e 90 no Brasil, explica Telma Carvalhanas, do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde. “Na década de 70, os meningococos do grupo A prevaleciam. Hoje, desapareceram”, recorda. O sorogrupo prevalente no País atualmente é o C, responsável por 80% dos casos. No ano passado, houve cerca de 17 mil casos de doenças meningocócicas no Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

Conheça:
Enciclopédia da Saúde: sintomas e causas das doenças mais buscadas da internet
Manual de primeiros socorros
Como são feitos e para que servem os principais exames

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.