Tamanho do texto

Infográfico do iG mostra onde estão concentrados os índices de sobrepeso, fumo e sedentarismo no País

Saiba onde moram os hábitos de risco do brasileiro
Getty Images
Saiba onde moram os hábitos de risco do brasileiro
A prevenção de doenças do coração , do cérebro , da circulação e de todos os outros problemas crônicos de saúde é garantida por meio do controle do peso e da alimentação saudável, além da cessação do tabagismo e do consumo exagerado de álcool.

O novo infográfico feito pelo iG mostra, no entanto, que estes hábitos de risco estão espalhados por todo País. Alguns Estados e algumas faixas etárias concentram mais esta rotina que ameaça a saúde e aproxima da população o câncer, o diabetes e a hipertensão, só para citar alguns exemplos.

O panorama que traz o raio X da saúde do brasileiro foi feito por meio dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde nas últimas duas semanas, em uma pesquisa chamada Vigitel. Foram entrevistados pelos técnicos do Ministério quase 55 mil pessoas, maiores de 18 anos e moradoras de todas as capitais do País e também do Distrito Federal.

Após o levantamento, foi constatado, por exemplo, que quase metade do País está acima do peso e que as mulheres com menos escolaridade são as que mais sofrem de hipertensão .

Navegue e descubra o comportamento de seus “vizinhos”, das pessoas de sua idade, com informações divididas por sexo e idade. Entre os fatores de risco monitorados estão fumantes, ex-fumantes, fumantes passivos, consumidores de carne em excesso, baixo consumo de frutas, bebida alcoólica excessiva, sedentarismo, diabetes (dados de 2009) e hipertensão.

Acesse o infográfico

Leia também :
Um guia completo de exames
O manual dos primeiros socorros

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.