Tamanho do texto

Pesquisas recentes indicam que ele seja parte de uma reação termorregulatória para ajudar a resfriar o cérebro

Bocejo: razões pelas quais as pessoas bocejam ainda seguem pouco esclarecidas
Thinkstock/Getty Images
Bocejo: razões pelas quais as pessoas bocejam ainda seguem pouco esclarecidas
Duas perguntas intrigantes: é possível uma pessoa bocejar enquanto dorme? Por que o bocejo ocorre?

Segundo Matthew R. Ebben, diretor de operações laboratoriais do Center for Sleep Medicine, no NewYork-Presbyterian Hospital/Weill Cornell Medical Center, o bocejo é certamente menos comum durante o sono, mas já foram documentados casos assim.

Faça o teste: Qual o seu estilo de sono?

Quanto ao motivo do bocejo em si, “ele não é inteiramente conhecido”, disse Ebben.

“Porém, os dados mais recentes sugerem que ele seja parte de uma reação termorregulatória para ajudar a resfriar o cérebro ao desviar sangue aos músculos faciais, que agem como radiadores e descarregam calor pelo sangue redirecionado”.

Num estudo de caso publicado em 2010 na revista 'Sleep Breath’, foram estudadas duas mulheres com surtos crônicos e debilitantes de bocejos. Mesmo dormindo adequadamente, elas sofriam ataques diurnos frequentes, tão intensos que chegavam a causar lacrimação e coriza.

As duas mulheres descobriram que podiam aliviar ou adiar os sintomas realizando respiração nasal ou aplicando panos frios na testa. Uma mulher descobriu ser possível parar um ataque tomando um banho frio, ou nadando em água fria. A outra mulher descobriu que, após seus ataques, experimentava uma queda de meio grau na temperatura oral.

Leia sobre distúrbios do sono na Enciclopédia da Saúde

Segundo os pesquisadores, os resultados foram consistentes com evidências vinculando o excesso de bocejos a desequilíbrios de temperatura, em vez dos níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue ou algum tipo de distúrbio do sono.

* Por C. Claiborne Ray

Siga lendo sobre o sono:
Quer recuperar o sono perdido? Esqueça o fim de semana
Pesquisa liga privação de sono a maior consumo de junk food
Menos sono com a idade

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.