Minha Saúde

enhanced by Google
 

Reação alérgica aguda

Compartilhar:

Ela surge quando há intolerância do organismo a alguma substância (alimento, pólen, medicamento, veneno de insetos, entre outros). O contato com elas causa, em minutos, reações violentas do corpo, como o edema de glote e o choque anafilático.

O edema de glote é conhecido popularmente como “garganta fechada”. A glote é uma estrutura localizada na laringe. Ela se abre para permitir a passagem do ar para os pulmões e se fecha para impedir que eles recebam líquidos e alimentos destinados ao estômago. Ao inchar, a glote obstrui a passagem de ar e causa insuficiência respiratória.

O choque anafilático se caracteriza pela coceira generalizada, pela presença de placas avermelhadas distribuídas pelo corpo e pelo inchaço na boca, na língua ou na garganta. Essa ocorrência pode provocar vômitos e diarreia, convulsões e também pode levar à morte.

Como agir:

- Chame o atendimento de emergência e monitore os sinais vitais da vítima
- Se a vítima entrar em parada cardiorrespiratória, inicie a reanimação imediatamente

Como prevenir:

- Investigue quais substâncias desencadeiam as crises alérgicas e evite-as
- Se já teve uma reação alérgica grave, converse com seu médico sobre a possibilidade de carregar um kit contendo medicamentos para uso em uma emergência
- Carregue com você um cartão com informações sobre suas alergias e jamais esqueça de informá-las antes de receber atendimento médico
- Leia sempre as bulas dos medicamentos que irá usar
- Se é alérgico a algum alimento pergunte sobre a presença dele ou de traços dele na comida

Todas as emergências
Ver de novo