Tamanho do texto

Se confirmado, este será o primeiro caso da doença em dez anos

selo

Um caso de suspeita de Sarampo, em Belém, foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará. A secretaria estadual notificou a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) no dia 28 de julho. Novos exames estão sendo realizados para confirmar a doença.

Segundo nota divulgada pela SVS/MS, o suposto enfermo seria um jovem de 19 anos. O exame laboratorial preliminar deu positivo para sarampo. Dois irmãos dele também apresentavam sintomas parecidos, mas o teste feito para detectar a doença deu negativo. Nenhum dos três foram vacinados contra a moléstia.

O sarampo era considerado erradicado no Brasil. Os últimos casos ocorreram em 2006, na Bahia. Ainda há ocorrência da enfermidade nos continentes Europeu, Africano e Asiático. Pessoas que viajaram podem ser contaminadas e voltar para o Brasil com a doença - o jovem com suspeita de ter a enfermidade não relatou viagem recente para o exterior.

O sarampo é um vírus de fácil contágio, com transmissão que ocorre pelo ar. Em geral a pessoa demora cerca de dez dias para apresentar os primeiros sintomas. A vacina para a doença está disponível nos postos de saúde públicos e pode ser aplicada em pessoas a partir dos 12 meses de idade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.