Enquanto você amamenta, você tem que dar atenção ao bebê . É um momento de contato pele a pele, de amor, de carinho, é uma conversa por olhar. Se você pega o celular ou assiste à televisão, por exemplo, você para de dar a atenção à criança, dificultando a criação de vínculos, a linguagem, a comunicação, o sentimento de segurança e afetividade e o respeito.
Para que você realmente faça uma amamentação de qualidade , você tem que esquecer o resto durante esses momentos, se conectando com o seu bebê. Converse, segure na mãozinha, cante, faça carinho, entre em uma sintonia com ele.
Se você não dá importância para a mamada e faz isso sem vontade ou sem paciência, você acaba comprometendo o desenvolvimento de afeto com o bebê, fazendo com que aquele ato, que é para ser amoroso, se torne algo desprazeroso e até mesmo desconfortável.
É importante destacar que a amamentação pode contribuir para a saúde da mãe , diminuindo os riscos de câncer de mama , reduzindo sangramentos pós-parto e melhorando a autoestima.
Eliza Carvalho, fonoaudióloga. Instagram: @elizafonoaudiologa