O suco de maracujá , por si só, não é capaz de induzir o sono. Embora ele contribua para a qualidade do sono e ofereça benefícios calmantes, é importante entender que pode não ser o suficiente para tratar distúrbios do sono mais sérios .
Foram descobertas substâncias presentes no maracujá que atuam diretamente no sistema nervoso central e promovem relaxamento e bem-estar. Esses compostos bioativos ajudam a reduzir a excitação nervosa e a melhorar a qualidade do sono e, entre os principais estão: os flavonoides (antioxidantes naturais), os alcaloides (efeito sedativo leve), a passiflora (propriedades ansiolíticas e sedativas) e as saponinas (melhoram o humor e reduzem a ansiedade ).
É sempre importante lembrar que os efeitos podem variar de pessoa para pessoa e que o consumo de suco deve ser parte de uma rotina, que inclui alimentação equilibrada.
Cuidados com o consumo do suco de maracujá
De maneira geral, o suco de maracujá é seguro para a maioria das pessoas , mas é importante considerar alguns cuidados e precauções para garantir que seu consumo seja saudável e sem riscos.
Algumas pessoas podem ser alérgicas ao maracujá, então, se surgirem sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço nos lábios ou dificuldade para respirar após consumir o suco, é recomendado procurar rapidamente um atendimento médico.
Para aqueles que não são alérgicos, o consumo excessivo pode levar a efeitos indesejados, como refluxo gastroesofágico, gastrite, entre outros.
O ideal é consumir o suco natural da fruta . No entanto, para quem opta por bebidas já prontas, é preciso verificar o teor de açúcar (presente no rótulo) e escolher a opção com a menor quantidade.
Dra. Camila Ciancio, médica nutróloga. Instagram: @dracamilaciancio