Praticar exercícios físicos gera não somente uma melhora na autoestima, como também auxilia em um estilo de vida mais saudável. Para alcançar ambos os objetivos, no entanto, é possível apostar também em certos suplementos alimentares que podem ajudar os praticantes sem precisar recorrer a remédios que prejudicam a saúde .
A seguir, listamos os 4 tipos mais indicados para quem pratica atividade física e os benefícios oferecidos por cada um deles. Vale lembrar que, assim como qualquer medicação, o indicado é buscar orientação profissional antes de adotar o uso de suplemento .
Dito isso, confira a seguir as suplementações mais populares entre quem treina!
4 melhores suplementos para treino
1Whey protein
Este é um suplemento alimentar ideal para quem deseja ganhar massa muscular e se recuperar mais rapidamente dos treinos. Extraído do soro do leite , o whey protein é composto principalmente por alfa-globulina e beta-globulina, o que gera uma digestão e absorção mais fácil pelo organismo. Existem três tipos de whey protein : isolado, concentrado e hidrolisado. Este suplemento é um dos mais populares entre frequentadores de academias.
O suplemento é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), como leucina, isoleucina e valina, fundamentais para a síntese de novas fibras musculares, o que oferece ganhos de força e resistência . Além disso, o whey protein é nutritivo e pode auxiliar na perda de gordura corporal ao promover saciedade, quando combinado com uma dieta adequada.
2BCAA
O BCAA é um suplemento alimentar composto por aminoácidos de cadeia ramificada, que inclui valina, leucina e isoleucina, ideais para quem deseja ganhar massa muscular e se recuperar mais rapidamente do treino. A leucina é particularmente eficaz na sinalização da síntese de proteínas para a construção muscular, mas os melhores resultados são alcançados quando usada em conjunto com valina e isoleucina.
Embora o BCAA seja menos interessante do que o whey protein e a creatina , ele é eficaz na melhora do desempenho e fornecimento de energia durante atividades físicas exigentes. Estudos indicam que os BCAAs podem aumentar significativamente a tolerância ao esforço físico em exercícios intensos, como ultramaratonas. Para melhorar o desempenho na academia, considerar um suplemento à base de leucina pode ser benéfico.
A nutricionista Nathália Guimarães , especialista em nutrição clínica e esportiva funcional, explica que os BCAAs representam cerca de 35% a 40% de todos os aminoácidos essenciais presentes em nosso organismo e de 14% a 18% daqueles encontrados nos músculos. “Ao contrário dos outros aminoácidos, os BCAAs são em sua maioria “quebrados” no músculo, e não no fígado. Por isso eles podem desempenhar a função de produzir energia durante os exercícios” – comenta.
3Creatina
A creatina é um suplemento recomendado para quem pratica treinos intensos, pois ajuda na produção de energia e promove hipertrofia, ganho de força e potência muscular. É especialmente eficaz em exercícios anaeróbicos de alta intensidade e curta duração, como musculação e sprints. A creatina é obtida a partir de proteínas em carnes, peixes , leite e ovos.
A dose diária recomendada de creatina monohidratada varia entre 3 g e 5 g. A suplementação contínua, sem pausas prolongadas, geralmente é suficiente para manter os níveis musculares de creatina elevados. A dose ideal e a duração da suplementação podem variar de acordo com o indivíduo, e devem ser discutidas com um profissional de saúde.
Caseína
A caseína é um suplemento proteico indicado para suporte em treinos e exercícios físicos intensos. Composta por aminoácidos, gorduras boas, vitaminas e minerais, ela é essencial para o plano nutricional de atletas e praticantes de esportes. Ela contribui para o ganho de massa muscular magra e o fortalecimento dos músculos, além de promover a recuperação muscular pós-treino e manter um nível constante de energia.
Como uma proteína do leite que representa 80% de sua composição, a caseína possui moléculas grandes que são digeridas lentamente, o que permite uma absorção prolongada de nutrientes no organismo. Isso fornece aminoácidos essenciais para o desenvolvimento das fibras musculares.
É recomendável ajustar a dose de caseína de acordo com as necessidades nutricionais individuais e evitar o consumo excessivo, que pode causar efeitos colaterais prejudiciais à saúde. Portanto, o ideal é consultar um profissional antes de consumir.