Está procurando uma base que controle a oleosidade ao longo do dia sem deixar o rosto com aquela sensação de repuxamento? Boa Forma colocou à prova três bases importadas que prometem exatamente isso e, nesta matéria, te conta os resultados de cada uma delas.
Porém, antes de revelar a nossa opinião sobre os produtos, convidamos uma maquiadora para explicar o que considerar na hora de comprar uma base para pele oleosa e como preparar o rosto para garantir um bom resultado.
Como escolher uma base para pele oleosa?
De acordo com Katia Celene Araujo , National Artist M.A.C Brasil, para escolher uma base é importante avaliar principalmente a formulação e o acabamento que o produto proporciona.
“Existe uma preferência por parte da maioria dos consumidores com pele oleosa de que a base tenha uma aparência fosca e matte na pele”, diz a maquiadora.
“Quando analisamos a composição do produto, é interessante priorizar ingredientes que ajudam no controle do sebo e que combatem o brilho excessivo ao longo do dia. As bases que promovem uma durabilidade prolongada também trazem vantagem, já que a pele oleosa tende a fixar menos a maquiagem ”, orienta.
Como preparar a pele oleosa para a maquiagem?
A profissional afirma que a preparação da pele antes da maquiagem é fundamental para conquistar um visual mais bonito e duradouro.
O primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Em seguida, é indicado passar um tônico facial , que contribui para a remoção de quaisquer sujeiras que possam ter permanecido após a limpeza e para o equilíbrio do pH cutâneo.
Feito isso, chegou a hora da hidratação . “Para uma pele oleosa, hidratantes com texturas mais fluídas, por exemplo, gel-creme e gel, são recomendados por terem uma absorção mais rápida. A presença de ativos como ácido hialurônico e niacinamida é interessante”, revela.
A próxima etapa é o protetor solar , que deve ter, no mínimo, FPS 30 para combater de forma eficaz os danos causados pelos raios solares .
“Para finalizar, pode ser usado um primer para minimizar a aparência dos poros, suavizar a textura da pele e criar uma superfície de maior aderência”, conta Katia.
O que achamos das bases?
Base Líquida Soft Matte Studio Fix FPS 15 - MAC
A Base Líquida Studio Fix Soft Matte tem em sua nova fórmula 87% de ingredientes de skincare, entre eles, extrato de alga marinha, extrato de algas vermelhas e ácido hialurônico, promovendo o controle da oleosidade e a hidratação cutânea. Ela promete uma cobertura construtível, longa duração (até 24h) e resistência ao suor e à umidade, além de não obstruir os poros, não pesar e não acumular nas linhas finas. Desenvolvida com a finalização soft matte e a tecnologia Pro Fluid, promete um resultado natural, confortável e que não deixa um aspecto pesado no rosto. Conta com FPS 15, para proteção contra os danos causados pelos raios UV, e pode ser encontrada em 68 tons diferentes.
Boa Forma Testou: “Com a tecnologia ProFluid Technology, é um produto que realmente proporciona um resultado natural e confortável na pele, sem deixar aquele aspecto craquelado e opaco que algumas bases matte podem apresentar. Ou seja, é capaz de minimizar o brilho excessivo sem comprometer a hidratação e o viço. Além disso, a Base Líquida Soft Matte Studio Fix tem uma textura que se espalha facilmente e oferece uma boa cobertura. No meu rosto, conseguiu cobrir perfeitamente as manchinhas de acne sem a necessidade de passar muitas camadas. Porém, isso não significa que você não pode ajustar a cobertura do jeito que quiser. É uma base construtível que permite criar tanto um visual mais leve para o dia a dia quanto um mais intenso para ocasiões especiais. Ela também cumpre bem o que promete na embalagem, mantendo a oleosidade sob controle de maneira eficaz. Minha pele, que é muito oleosa e acneica, chega até o fim do dia com o acabamento matificado. Aliás, não notei o surgimento de espinhas ou cravos ao utilizar esta base. Agora, algo que me surpreendeu na Studio Fix Soft Matte foi a sua capacidade de resistir ao suor e à transferência. Mesmo após horas de uso, a base continua intacta, sem derreter, sem acumular nas linhas finas e sem transferir exageradamente para roupas e celular. Fiz o teste de pegar aqueles lenços anti brilho e pressioná-los na pele, e os lencinhos saíram praticamente limpos, sem retirar o produto. Ah, e, nesta nova versão da Studio Fix, a MAC acertou MUITO ao colocar um pump, que ajuda a evitar desperdícios na hora da aplicação. Fiquei apaixonada pelo efeito soft matte e, com certeza, ela se tornou uma das minhas bases preferidas para pele oleosa”.
Base Líquida Double Wear Stay-In-Place FPS 10 - Estée Lauder
Com 60 tons e 20h de duração, segundo a Estée Lauder, a Base Líquida Double Wear controla a oleosidade o dia todo, é à prova d’água e resistente ao suor, garante um resultado matte, leve e confortável (sem a necessidade de retoques) e é construível, indo de uma cobertura média até total.
Boa Forma Testou: “Se o que você busca é um controle de oleosidade eficaz, com certeza, vale a pena conhecer a Double Wear Stay-In-Place, da Estée Lauder. Ao final do dia, a zona T do meu rosto é a que mais brilha e, com o uso desta base, senti uma melhora significativa desse problema. Ela consegue minimizar aquela sensação gordurosa e deixa o rosto com um acabamento matificado por muito tempo. A aplicação da Double Wear Stay-In-Place é bem rápida e fácil, sendo que o produto espalha uniformemente e cobre bem as manchinhas. É uma base construtível que proporciona uma cobertura de média a alta sem pesar. Fiz o teste de transferência e ela não deixou nenhuma marca no meu celular e nem nos lencinhos anti brilho que usei no rosto. Além disso, a base não derreteu com a oleosidade, o suor e a umidade, permanecendo intacta por horas. Um único ponto negativo é que ela não vem com o aplicador, o que causa muito desperdício de produto. Encontrei o pump pelo valor de R$99,00 no site da própria marca e da Sephora”.
Base Líquida de Tratamento Anti-blemish Solutions - Clinique
A Base Líquida de Tratamento Anti-Blemish Solutions é ideal para peles oleosas e acneicas, contribuindo não só para o disfarce mas também para o tratamento das espinhas. Sua composição apresenta ácido salicílico, ativo que ajuda na desobstrução dos poros, fermento Lactobacillus e outros ingredientes que aliviam a pele e combatem a vermelhidão, por exemplo, extrato de alga vermelha, alcaçuz e cafeína. Está disponível em 24 tonalidades, oferece cobertura média, é livre de óleo e garante resistência à sedimentação, vincos e poros.
Boa Forma Testou: “Essa base garante um acabamento aveludado e promove o controle da oleosidade ao longo do dia, fazendo com que o rosto permaneça fresco e livre do brilho excessivo por horas. Apesar de ter uniformizado o tom da minha pele, não senti que ela deu uma cobertura completa e foi necessário aplicar um corretivo para cobrir as manchas de acne mais intensas. É um produto que pode ser uma boa opção para quem prefere um visual mais natural. A Anti-Blemish Solutions é uma base tão leve que parece se fundir perfeitamente à pele, sem deixar aquela sensação de poros obstruídos. Ela não transfere, espalha facilmente, rende bastante e não desmancha com o suor e a produção de sebo. Um grande diferencial desse produto é a proposta de unir a maquiagem com os cuidados com a pele, contendo ativos que favorecem o tratamento da acne”.