A audição tem início no sistema auditivo periférico , porém, não podemos deixar de informar que o sistema nervoso auditivo central é que processa os sinais acústicos.
Dessa forma, é importante entender que, mesmo quando não há evidências de perda auditiva periférica, ainda assim, o indivíduo pode ter alteração auditivo central , ou seja, ele terá dificuldades para processar o som que ouviu.
Os sinais mais comuns de alterações na audição incluem dificuldade para compreender a fala do outro, dificuldade para entender em meio ao ruído, pedir para outra pessoa repetir o que foi dito, sentir cansaço atencional quando está em ambientes com muito ruído, zumbido, dor ou coceira no ouvido e secreção no ouvido.
Como cuidar da saúde auditiva?
Para manter a saúde auditiva , um dos cuidados mais fundamentais é se hidratar corretamente, uma vez que a ingestão de água favorece a circulação sanguínea e facilita a nutrição das células, incluindo as células ciliadas do ouvido interno.
Além disso, é necessário praticar atividade física regularmente , se alimentar bem , evitando o consumo excessivo de açúcar e cafeína, e ficar longe do tabagismo e do etilismo .
Evitar a exposição aos sons de forte intensidade e consultar o otorrinolaringologista quando estiver com sintomas também são precauções necessárias, assim como não introduzir cotonetes ou objetos, como tampa de caneta e grampo, no conduto auditivo.
Simone Sperança, coordenadora do curso de fonoaudiologia da Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID)