Fonte de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, o coentro é uma erva aromática que, além de trazer sabor e frescor aos pratos, oferece uma série de benefícios à saúde . E, provavelmente, você já ouviu falar que essa hortaliça auxilia na eliminação de metais pesados do organismo, Mas, afinal, será que isso é verdade?
De acordo com a Jaciara Petry , nutricionista da Clínica Colman, o coentro é rico em vitaminas A, C e K, ferro , magnésio, cálcio, potássio, fósforo, ácido ascórbico, ácido cafeico e quercetina.
Coentro elimina metal pesado do organismo?
A nutricionista afirma que sim , o coentro pode ajudar na eliminação de metais pesados do organismo, especialmente devido à sua ação antioxidante. “Ele auxilia no processo de detoxificação corporal e é utilizado para detox de metais tóxicos” , explica.
Outras vantagens do consumo dessa hortaliça incluem:
- Contribui para o processo de emagrecimento ;
- Colabora para uma boa digestão;
- Evita gases e náuseas;
- Melhora a imunidade;
- Controla a pressão arterial;
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e câncer;
- Faz bem para a visão.
Como conservar o coentro?
Existem duas formas de conservar o coentro para aumentar a durabilidade da hortaliça . “A primeira consiste em higienizá-lo bem com água corrente e, depois, cortar seu caule apenas dois dedos abaixo do nível onde começam as suas folhas. Depois, é só colocar o tempero em um saco de zíper para que ele não entre em contato com o ar – e levar à geladeira”, ensina.
Outra opção é utilizar a tática de congelamento . “Para isso, lave o tempero normalmente, seque as suas folhas e remova todo o caule. Depois, é só colocá-lo em um saco hermético bem vedado e levar ao freezer”, conclui.