Você é daquelas pessoas que esquecem de beber água no dia a dia? Os líquidos são fundamentais para o funcionamento do corpo, a saúde como um todo e até para ajudar na saciedade (uma vez que muita gente confunde sede com fome).
Segundo Elaine Dias JK , metabologista e PHD em endocrinologia pela USP, a recomendação diária de ingestão de água é de 2 a 3 litros, porém, em função das atuais condições climáticas, é necessário aumentar a absorção de líquidos para compensar a falta água ou a sua eliminação pelo suor. “Altitudes elevadas, respiração rápida e superficial também pode levar à perda de água pelo organismo, provocando a desidratação”, ela aponta.
Além das condições ambientais, a quantidade ideal para ingestão de água também varia conforme a idade, sexo, peso e nível de atividade física. “Uma conta fácil para calcular a ingestão de água é 30 a 40 ml por quilo de peso por dia. Diante do calor e do clima seco, o ideal é redobrar a atenção e aumentar a recomendação mínima diária”, reforça a profissional.
Para evitar a desidratação, aqui vão algumas estratégias infalíveis que podem te ajudar na rotina:
Vai tomar um suco, um refrigerante ou qualquer outra bebida industrializada? Que tal trocar pela água? Ela possui zero calorias! Se você preferir, pode aromatizar com rodelas de limão, laranja e lascas de canela para melhorar o sabor.
Coloque o celular para despertar de tempos em tempos até que o hábito se torne natural na sua rotina.
Como um estímulo para ingestão de água , invista em uma garrafinha para ter sempre ao seu lado.
Nos lanches da tarde e no café da manhã, priorize alimentos com alta porcentagem de água, como as frutas: melão, melancia, laranja, entre outras.