Yasmin Brunet continua recebendo ataques na internet a respeito do seu corpo

'Disseram que estou com rosto de caveira', desabafou a modelo e ex-BBB

Foto: Amanda Panteri
Yasmin Brunet continua recebendo ataques na internet a respeito do seu corpo

O ano é 2024, mas parece que nada mudou: as mulheres continuam recebendo comentários e opiniões sobre seus corpos – na maioria das vezes, sem nem pedir. Dessa vez, quem precisou desabafar sobre o assunto foi Yasmin Brunet . A modelo e ex-BBB usou as suas redes sociais para falar a respeito dos padrões de beleza que são impostos às mulheres e o impacto das cobranças.

“Parece que o corpo da mulher nunca sai de cena , sempre alvo de julgamentos. Se engorda, é criticado. Se emagrece, também. Estamos sempre ‘demais’ ou ‘de menos’. Falam do corpo como se ele não mudasse com o tempo – recebi comentários horrorosos sobre isso. Recentemente, enfrentei o lipedema , um problema de saúde que impactava, acima de tudo, a minha qualidade de vida”, começou a influenciadora.

E continuou: “com o tratamento, adquiri novos hábitos e perdi peso, mas, em vez de enxergarem saúde, surgiram críticas sobre estar ‘magra demais’, com fofocas sobre bichectomia , harmonização fácil, procedimentos estéticos e até comentários de que meu rosto estaria ‘fino demais’. Disseram que eu estou com ‘rosto de caveira’. É sério isso?”.

“Esse ciclo de cobranças e suposições levanta uma questão importante: quem definiu os padrões que dizem o que é ‘aceitável’ ou ‘belo’ ? Quem define o que é ‘adequado’ ou ‘ideal’? O corpo feminino, assim como cada fase da nossa vida, carrega histórias, mudanças e, sim, o passar do tempo. Mas, enquanto muitos apontam o dedo, esquecem que a verdadeira liberdade está em respeitar o nosso próprio ritmo e os nossos processos”, disse Yasmin.

Yasmin e o diagnóstico de lipedema

Infelizmente, não foi a primeira vez que a modelo passou por isso. Yasmin já recebeu críticas por conta do lipedema. Ela chegou a falar sobre isso durante uma entrevista ao programa “Encontro”, da TV Globo.

A filha de Luiza Brunet afirmou que descobriu ter lipedema pouco tempo antes de entrar no BBB24. “Lá, ficou horrível. Eu sentia muita dor, desconforto e pressão. Minha perna ficou gigante. Quando saí, encontrei um médico incrível que está me ajudando muito”.

Trata-se de uma doença caracterizada pelo acúmulo de tecido gorduroso com aumento desproporcional no tamanho dos membros, principalmente em regiões como culotes, quadris, coxas e pernas.

“Frequentemente, a paciente com lipedema passa a vida como uma ‘falsa magra’, isto é, magra da cintura para cima, mas com pernas grossas. Muitas vezes, acredita que esse é o padrão de corpo familiar, já que o lipedema realmente pode afetar várias mulheres da família, então não pensa que pode ser um problema. E, como até pouco tempo o lipedema não era considerado uma doença, a literatura científica sobre seus mecanismos ainda é muita escassa. Dessa forma, a própria comunidade médica ainda está tomando consciência sobre a doença e se capacitando para o tratamento”, aponta a Dra. Aline Lamaita , cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Continua após a publicidade

Entre os sinais que ajudam a identificar o lipedema estão: gordura difícil de ser eliminada , dor ao toque , acúmulo de gordura desproporcional e presença de nódulos visíveis na pele .

“O lipedema é um problema que afeta essencialmente o público feminino. Estima-se que 10% das mulheres sofra com essa doença. Além disso, é uma doença genética e comumente atinge várias pessoas da mesma família ”, fala Lamaita.

A cirurgiã-vascular ainda revela que há uma forte correlação entre alterações hormonais e a manifestação da doença e, por isso, é comum que ela piore em momentos como puberdade, uso de anticoncepcionais , gravidez e menopausa.

Publicidade
Equilibrio Celebridades