Praticar exercícios para o fortalecimento do core é indispensável. Afinal, essa estrutura, composta por musculaturas como abdômen, glúteo, reto femural e músculos estabilizadores de coluna , é a responsável por sustentar e estabilizar quase todos os movimentos do corpo.
“A falta de força no core faz com que as pessoas tenham menos autocontrole dos movimentos, fazendo com que ocorram compensações em estruturas indesejadas”, conta o Bruno Silva , treinador da Smart Fit .
Segundo o profissional, não treinar essa parte do corpo pode causar problemas como a falta de potência na execução dos chamados exercícios livres e maior exposição a lesões .
“Imagina, por exemplo, sobrecarregar uma estrutura lombar em um exercício como a rosca direta, para o bíceps, transportando a carga para o quadril pelo simples fato de não haver uma ativação adequada do core na hora da execução. Pode-se ter uma lesão de coluna e, de quebra, não conseguir a ativação desejada da musculatura do bíceps”, explica.
Estudos publicados pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte mostram que o fortalecimento do core faz toda a diferença na realização de atividade funcionais diárias e na diminuição da incidência de lombalgia em idosos . Além disso, ainda apontam a melhora do desempenho de atletas de alto nível em modalidades como corrida e basquete.
Os 6 exercícios essenciais para fortalecer o core
A seguir, confira uma lista de seis exercícios recomendados pelo treinador para o fortalecimento do core :
- Prancha isomérica;
- Perdigueiro alternado;
- Hiperextensão de lombar;
- Agachamento + desenvolvimento;
- Mobilidade de tronco;
- Prancha + mobilidade de quadril.
Confira a execução correta: