Os panetones são sobremesas irresistíveis durante o fim de ano, fazendo parte da ceia de muitas pessoas por aí. No entanto, as versões tradicionais contêm uma grande quantidade de calorias, gordura e açúcares, o que pode representar um grande problema para quem busca ter uma alimentação mais saudável.
Como alternativa, vemos nas prateleiras dos mercados os panetones zero açúcar . Mas, será que fazer essa troca realmente vale a pena?
“Trocar o panetone tradicional por uma versão zero açúcar pode não valer a pena porque os produtos zero açúcar muitas vezes contêm adoçantes artificiais, como maltitol, sorbitol ou sucralose e são equivalentes em calorias e carboidratos”, afirma a Camila Queiroz , coordenadora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual. Entenda melhor a seguir!
Panetone zero açúcar vs tradicional: vale a pena fazer essa troca?
O panetone ser zero açúcar não significa necessariamente que ele seja uma opção mais saudável .
Mesmo o produto sendo livre de açúcar adicionado, ele continua contendo outros ingredientes que podem não ser tão benéficos à saúde , entre eles, adoçantes artificiais , farinhas refinadas, amido modificado e corantes e aromatizantes artificiais.
Os adoçantes artificiais, por exemplo, podem afetar negativamente o intestino e até mesmo estimular a vontade de comer doces, aumentando a ingestão calórica. Já os corantes e aromatizantes artificiais, se consumidos em excesso, podem interferir no metabolismo do corpo.
Além disso, o fato do panetone ser zero açúcar não indica que ele é baixo em calorias ou então que não tem um alto teor de carboidratos, que podem ser rapidamente convertidos em glicose pelo organismo, causando picos de açúcar no sangue.
“A redução de açúcar não significa necessariamente que o produto seja mais saudável: ele pode conter quantidades semelhantes de calorias e gorduras ou até mesmo aditivos químicos que comprometem a qualidade nutricional”, destaca a profissional.
Portanto, não se deixe enganar pelo “zero açúcar” escrito na embalagem do produto . Para fazer uma escolha mais equilibrada, é preciso ler o rótulo e avaliar a lista completa de ingredientes e os valores nutricionais, e não apenas a presença ou não de açúcar. Também é preciso ter moderação no consumo.
“Considerando que o sabor pode ser diferente, a melhor escolha é comer moderadamente o panetone que mais agrade seu paladar, sem excessos. Se você quer algo realmente mais saudável, vale a pena optar por versões caseiras ou artesanais, pois tendem a ser mais naturais, com menos conservantes e aditivos artificiais”, conclui Queiroz.