A miopia é uma condição visual bastante comum, que causa dificuldade para enxergar objetos distantes com clareza. Imagine tentar ler uma placa de trânsito ou reconhecer alguém que está do outro lado da rua, mas tudo parece borrado.
Isso acontece porque o formato do olho míope faz com que a luz seja focada antes de chegar na retina, que é a camada sensível no fundo do olho responsável pela nossa visão nítida.
Muitas vezes, o problema começa na infância e pode se agravar durante a adolescência , quando o olho ainda está em fase de crescimento.
Mas existem muitas opções para corrigi-la e melhorar a qualidade de vida, desde óculos e lentes de contato até cirurgias . O mais importante é fazer um acompanhamento regular com o oftalmologista para garantir que a visão esteja sempre bem cuidada.
Miopia pode causar cegueira?
Sim, em alguns casos a miopia pode ser mais séria e trazer complicações que afetam a saúde ocular a longo prazo, mas é importante não criar pânico . A maioria das pessoas com miopia consegue levar uma vida normal, com visão corrigida por óculos , lentes de contato ou cirurgia.
No entanto, em casos de miopia alta — que é quando o grau ultrapassa -6 dioptrias — o risco de problemas como descolamento de retina, glaucoma e degeneração macular miópica é maior. Essas complicações, se não tratadas adequadamente, podem prejudicar muito a visão e, em casos extremos, levar à cegueira.
Por isso, se o paciente tem miopia alta , é fundamental fazer exames oftalmológicos regularmente para monitorar a saúde dos olhos e prevenir essas complicações. O acompanhamento preventivo é o melhor caminho para garantir que a miopia não traga problemas graves no futuro.
Dr. Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, catarata, lentes de contato e ceratocone. Instagram: @tiagocesarpf