Apesar de incomodar algumas pessoas, ela é presença certeira na pele de muitas mulheres: 95% apresentam lipodistrofia ginóide, ou seja, a famosa celulite .
Infelizmente, não existe “cura” para ela – afinal, a celulite comum não é uma doença. Mas é possível amenizar sua aparência de forma bastante eficiente com a adoção de algumas práticas saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios físicos. Neste quesito, aliás, a musculação se destaca.
“Celulite é uma questão de muito tecido adiposo e pouco músculo”, garante Wayne Westcott , diretor de pesquisa da Associação Cristã de Moços de Quincy, em Massachusetts (EUA), e responsável por um estudo sobre o tema. O papel dos músculos na guerra contra o problema é a grande novidade. “Se você aumenta a massa muscular , sua pele vai ficar mais lisa sobre ela”, explica Westcott.
E, para isso, a receita é trabalhar com carga pesada . Diminuir o tecido adiposo — com exercícios e dieta com menos calorias — não basta. “A redução da gordura não melhora, necessariamente, a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, porque há ainda pouca substância para recheá-la”, afirma.
Quais os melhores exercícios para a celulite?
“ Os melhores exercícios são os contra resistidos (musculação). Além disso, podemos potencializar e acelerar os resultados com o treino de eletroestimulação de corpo inteiro”, afirma o personal trainer Tobias Campbell.
Confira alguns exemplos de movimentos indicados por ele:
Agachamento livre com isometria + abdominal supra
Em pé, com as pernas afastadas um pouco além da largura do quadril e os pés virados para fora, agache o máximo que conseguir, tomando cuidado para não trazer os joelhos para dentro durante a descida. Mantenha a posição por dois minutos e retorne. Depois de cada agachamento, intercale com abdominais.
Subida no banco unilateral + tríceps mergulho
De frente para um banco ou cadeira, apoie um dos pés no assento e suba. Faça três séries de 15 repetições de cada lado e intercale as séries com o mergulho: de costas para o banco ou cadeira, apoie os dois braços e leve os pés à frente, de modo que o peso fique nas mãos. Dobre os cotovelos até quase encostar os glúteos no chão, e retorne.
Elevação de quadril unilateral + elevação de quadril bilateral
Deite de barriga para cima. Coloque os dois pés no chão e empurre-os, de modo que a sua pelve suba em direção ao teto. Retorne. Depois, faça o mesmo exercício com uma das pernas apontadas para o teto. Faça três séries de 10 a 15 repetições de cada exercício.
Glúteos caneleira
Fique em quatro apoios e coloque caneleiras nas pernas. Eleve uma das pernas em direção ao teto e retorne. Depois, realize o mesmo movimento com a outra perna. Faça três séries de 20 repetições (sem descanso entre elas).
Veja outros exemplos de exercícios que você pode adicionar ao treino:
1 – Subida no degrau com agachamento
Suba os degraus da escada de casa (ou do prédio) de dois em dois, alternando as pernas. Em cada nível, realize um agachamento o mais baixo possível. Lembre-se de manter as pernas bem abertas e as pontas dos pés apontadas para fora.
2 – Coice
Dê um passo largo à frente e agache. Ao levantar, mantenha o pé da frente no chão, com o joelho levemente flexionado e as coluna reta e inclinada para frente. Com a outra perna, dê um chute para trás, insistindo cinco vezes. Troque de lado.
boa
Dê um passo largo à frente e agache, de modo que os dois joelhos formem ângulos de 90°. Levante e dê outro passo com a perna de trás, repetindo o movimento.