A musculação é uma das formas mais eficazes de aumentar os glúteos porque ela trabalha diretamente os músculos dessa região, estimulando o crescimento muscular.
Durante os exercícios de musculação, como agachamentos, levantamento terra e hip thrust, as fibras musculares dos glúteos são recrutadas e, ao serem desafiadas com carga progressiva, elas se adaptam e se tornam mais fortes e volumosas.
Além disso, a musculação promove a hipertrofia , que é o aumento do tamanho dos músculos devido ao esforço repetido .
A sobrecarga da musculação provoca o rompimento das fibras musculares , ou seja, um estresse muscular, que é o que leva à hipertrofia .
Ou seja, quando você treina com intensidade e aumenta as cargas ao longo do tempo, seu corpo responde com a reconstrução e o fortalecimento das fibras musculares, o que resulta no aumento do volume dos glúteos .
A combinação de exercícios bem estruturados, nutrição adequada e descanso para recuperação é fundamental para alcançar esse objetivo de forma eficaz.
Como aumentar glúteos com musculação?
Primeiramente, temos que entender que o glúteo é composto por vários músculos . Tem glúteo médio, glúteo máximo, glúteo mínimo e outros músculos que também compõem essa parte do corpo.
Então, para deixar o bumbum fortalecido, redondo e definido, é preciso ativar todas essas musculaturas.
Para isso, é recomendado fazer os chamados exercícios complexos e multiarticulares , que são aqueles nos quais a gente recruta mais de um grupamento muscular por vez, por exemplo, leg press , búlgaro, agachamento com barra e afundo.
Além disso, os exercícios isolados também são importantes, ajudando a promover um bumbum mais redondo. Alguns dos mais indicados são: glúteo na polia, elevação de quatro apoios, abdução de quadril na polia e elevação de quadril.
Aline Becker, nutricionista e personal trainer. Instagram: @alineebecker