Tamanho do texto

Má alimentação e sedentarismo são os principais vilões do aumento

Quase a metade dos brasileiros tem sobrepeso e a porcentagem de obesos cresceu para 13,9% da população nos últimos anos, segundo um relatório divulgado hoje pelo Ministério da Saúde.

Desde 2006, a proporção de pessoas com sobrepeso subiu quase quatro pontos percentuais, para os 46,6% registrados em 2009, enquanto no mesmo período a quantidade de obesos aumentou 2,5%, acrescentou o relatório.

O estudo mostra que os homens têm mais quilos extras (51%) que as mulheres (42,3%) e, para ambos os sexos, o problema se agrava com a idade. A cidade com maior índice de obesos (17,7%) é o Rio de Janeiro.

Entre os motivos para o aumento do número de gordos estão o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos industrializados e comidas pré-cozidas, segundo os autores do documento. A obesidade e o consumo excessivo de gorduras, açúcares e alimentos muito calóricos podem contribuir para o aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas.

Uma pessoa é considerada como com sobrepeso quando seu índice de massa corporal (divisão do peso sobre o quadrado da altura) supera 25, enquanto obeso é quem alcança 30 no indicador.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.