Fotógrafa Jennifer Keenan, que sobreviveu a um tumor, acompanhou a luta do casal Jenna e Josh Buehler em um forma de chamar atenção para a doença

Jenna e Josh Buehler receberam o diagnostico de um câncer no cérebro durante a lua de mel, em Taiwan, na China
Facebook/ JKeenan Photography/ Reprodução
Jenna e Josh Buehler receberam o diagnostico de um câncer no cérebro durante a lua de mel, em Taiwan, na China

O casal americano Jenna e Josh Buehler estavam em sua lua de mel, no ano passado, quando perceberam que algo não estava bem. Jenna passou a notar o marido mais cansado, confuso e esquecido. Eles decidiram, então, procurar um hospital e acabaram recebendo o diagnostico de um câncer no cérebro.

LEIA MAIS:  Terapia com laser e bactéria cura metade dos pacientes de câncer de próstata

Os dois ainda estavam em Taiwan, na China, e decidiram voltar no dia seguinte para os Estados Unidos, onde o diagnóstico de glioblastoma foi confirmado. Quando Josh se preparava para uma cirurgia, o casal foi apresentado a Jennifer Keenan Giliberto, uma fotógrafa que sobreviveu a um câncer no cérebro e procurava um paciente para documentar todo o processo.

“Como uma paciente, eu acabei muitas vezes sentindo dificuldade em expressar como o diagnostico de câncer no cérebro impacta não só o paciente, mas também seus familiares e amigos”, afirmou Jennifer em entrevista ao site Today. “Josh e Jenna se sentiram tão fortes quanto eu me senti para abrir as portas, afastar as cortinas e expor a totalidade da experiência de um câncer no cérebro.”

LEIA MAIS:  Morre menina que emocionou o mundo em foto durante tratamento de câncer

A fotógrafa passou a acompanhar o casal em 17 de março de 2015, quando Josh realizou sua primeira cirurgia em um hospital de Atlanta. O primeiro procedimento foi considerado um sucesso, e mais de 90% do tumor pode ser retirado – foi necessário deixar parte porque havia o risco de deixar Josh  paralítico. Em seguida, ele passou a fazer sessões de quimioterapia.

A vida dos dois continuou normalmente. Josh nem mesmo precisou parar de trabalhar. Para completar, Jenna descobriu que estava grávida em janeiro deste ano. Infelizmente, em junho o câncer voltou ainda mais agressivo. “Josh teria feito de tudo para poder criar sua filha, mas os médicos disseram que não havia mais opções”, contou a mulher.

LEIA MAIS:  Estou com câncer de mama. E agora?

Jenna deu luz á uma menina em setembro. Para que o marido pudesse acompanhar o parto, uma sala especial foi preparada. Ele nunca conseguiu segurar a filha, mas estavam sempre juntos. Josh morreu no dia 6 de novembro, aos 41 anos.

“Existem diversos tipos de cânceres em estudo e com fundos para isso, mas, de alguma forma, nós ainda não temos respostas para o câncer no cérebro. Eu realmente espero que a vida de Josh faça uma diferença”, disse Jenna.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.