O casal americano Jenna e Josh Buehler estavam em sua lua de mel, no ano passado, quando perceberam que algo não estava bem. Jenna passou a notar o marido mais cansado, confuso e esquecido. Eles decidiram, então, procurar um hospital e acabaram recebendo o diagnostico de um câncer no cérebro.
LEIA MAIS: Terapia com laser e bactéria cura metade dos pacientes de câncer de próstata
Os dois ainda estavam em Taiwan, na China, e decidiram voltar no dia seguinte para os Estados Unidos, onde o diagnóstico de glioblastoma foi confirmado. Quando Josh se preparava para uma cirurgia, o casal foi apresentado a Jennifer Keenan Giliberto, uma fotógrafa que sobreviveu a um câncer no cérebro e procurava um paciente para documentar todo o processo.
“Como uma paciente, eu acabei muitas vezes sentindo dificuldade em expressar como o diagnostico de câncer no cérebro impacta não só o paciente, mas também seus familiares e amigos”, afirmou Jennifer em entrevista ao site Today. “Josh e Jenna se sentiram tão fortes quanto eu me senti para abrir as portas, afastar as cortinas e expor a totalidade da experiência de um câncer no cérebro.”
LEIA MAIS: Morre menina que emocionou o mundo em foto durante tratamento de câncer
Você viu?
A fotógrafa passou a acompanhar o casal em 17 de março de 2015, quando Josh realizou sua primeira cirurgia em um hospital de Atlanta. O primeiro procedimento foi considerado um sucesso, e mais de 90% do tumor pode ser retirado – foi necessário deixar parte porque havia o risco de deixar Josh paralítico. Em seguida, ele passou a fazer sessões de quimioterapia.
A vida dos dois continuou normalmente. Josh nem mesmo precisou parar de trabalhar. Para completar, Jenna descobriu que estava grávida em janeiro deste ano. Infelizmente, em junho o câncer voltou ainda mais agressivo. “Josh teria feito de tudo para poder criar sua filha, mas os médicos disseram que não havia mais opções”, contou a mulher.
LEIA MAIS: Estou com câncer de mama. E agora?
Jenna deu luz á uma menina em setembro. Para que o marido pudesse acompanhar o parto, uma sala especial foi preparada. Ele nunca conseguiu segurar a filha, mas estavam sempre juntos. Josh morreu no dia 6 de novembro, aos 41 anos.
“Existem diversos tipos de cânceres em estudo e com fundos para isso, mas, de alguma forma, nós ainda não temos respostas para o câncer no cérebro. Eu realmente espero que a vida de Josh faça uma diferença”, disse Jenna.