Cientistas estão desenvolvendo uma vacina para curar a doença celíaca, que proíbe a pessoa de comer glúten
Shutterstock/Divulgação
Cientistas estão desenvolvendo uma vacina para curar a doença celíaca, que proíbe a pessoa de comer glúten

Conhecida por ser uma doença sem tratamento disponível, quem sofre da doença celíaca precisa eliminar o glúten da sua dieta para evitar uma reação imunológica à ingestão dessa proteína. No entanto, os cientistas podem estar há um passo de desenvolver uma vacina que pode curar a doença.

Leia também: Conheça os mitos em torno da doença celíaca

Essa descoberta só foi possível depois que pesquisadores da Universidade de Chicago chegaram à conclusão de que a doença celíaca poderia ser causada por um vírus, e não apenas ser uma condição genética.

Apesar de comum, mas inofensivo, o vírus é conhecido como reovírus e pode fazer com que nosso sistema imunológico rejeite o glúten, que, basicamente é a junção das proteínas encontradas no trigo , cevada e centeio .

Vacina pode evitar a doença

Os cientistas acreditam que, ao mesmo tempo em que as crianças são infectadas com o reovirus – que é algo considerado normal, elas também são introduzidas ao glúten. Sendo assim, os especialistas acreditam que a doença poderia se desencadear em pessoas geneticamente predispostas.

"Durante o primeiro ano de vida, o sistema imunológico ainda está amadurecendo, portanto, para uma criança com um fundo genético particular, obter um vírus particular nesse momento pode deixar uma espécie de cicatriz que tem consequências”, explicou o autor do estudo, o doutor Bana Jabri.

Leia também: Vivendo bem com a doença celíaca

"É por isso que acreditamos que uma vez que temos mais estudos, podemos querer pensar sobre se as crianças com alto risco de desenvolver doença celíaca devem ser vacinadas”, completou ele.

A pesquisa

Os cientistas infectaram camundongos com duas estirpes (descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas) do reovírus, que também podem afetar humanos.

Uma delas fez com que o sistema imunológico dos ratos atuasse contra o glúten, desencadeando uma condição celíaca.

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca é uma condição digestiva que faz com que o revestimento do intestino delgado inflame em decorrência da reação imunológica toda vez que a pessoa faz a ingestão de glúten.Essa situação também impede a absorção de alguns nutrientes.

No Brasil, mais de 150 mil casos da doença são registrados por ano. Os sintomas incluem diarreia, inchaço, dor abdominal, flatulência, fadiga, anemia, e osteoporose.

Como até o momento não há cura para a doença, quem os celíacos devem eliminar o glúten de suas dietas. Porém, há um tratamento que pode ajudar a diminuir os sintomas.

Para saber se você tem a doença celíaca é necessário diagnóstico médico e acompanhamento constante, já que a condição pode durar anos, ou até mesmo a vida inteira.

Leia também: Entenda a doença celíaca

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!