undefined
Reprodução/Twitter

Homem que viveu com o tumor por dez anos chegou a perder a audição e ganhar o apelido de "homem de duas cabeças"

Apesar dos 71 anos, o aposentado Jaroon Suanmali se considera um novo homem. Depois de 10 anos sofrendo com um tumor facial que cresceu muito além do esperado pelos médicos, o tailandês, natural de Lopburi, finalmente se viu livre da mutação.

Leia também: Idosa descobre tumor após quatro anos sendo diagnosticada com sinusite

A cirurgia foi feita no dia 13 de novembro, e só foi possível graças a uma campanha na internet que arrecadou fundos para pagar a operação. Quando os médicos retiraram o tumor , ele já tinha 15 centímetros e pesava quase 2 quilos.

A condição estava acabando com a vida de Jaroon. Além da dificuldade para dormir, o crescimento das células também fez com que o homem perdesse a audição. Isso porque, com o passar dos anos, o tecido do nódulo tomou conta de seu rosto e deformou parte de sua orelha.

Ele chegou a buscar ajuda. Há uma década, quando notou o nódulo em seu rosto, o aposentado procurou diversas vezes os médicos locais. No entanto, todos diziam que o problema não era nada grave, já que não era cancerígeno, e que logo diminuiria de tamanho.

Tumor facial
Reprodução/Twitter
Tumor facial

Mas não foi isso o que aconteceu. Além de o tumor continuar crescendo, Jaroon passou a ter que conviver diariamente com uma dor insuportável.

Sem dinheiro para procurar um tratamento mais eficaz e cansado de viver naquela situação, o tailandês chegou a voltar a trabalhar na tentativa de juntar dinheiro para pagar pela cirurgia e resolver o problema. No último ano ele atuou como gari, mas seu salário não passava de o equivalente a R$ 10 por dia.

Depressão e pensamentos suicidas

A luta de Jaroon não foi fácil. Além de lidar com os problemas físicos, ele também precisou de força para encarar a depressã o que tomava conta de sua vida. Por conta de sua condição, as pessoas começaram a apelidá-lo de “ homem de duas cabeças ”, e isso colaborou para que ele ficasse cada vez mais isolado de parentes, amigos e vizinhos.

Leia também: Depois de 10 anos achando que tinha candidíase, mulher descobre câncer de vulva

O sofrimento era tanto, que ele chegou a cogitar suicídio por duas vezes. "Às vezes, eu desejava que alguém me desse um monte de pílulas para eu nunca mais acordar", contou ele. Os pensamentos depressivos o fizeram ficar cada vez mais angustiado e deprimido.

Ajuda virtual

Até que uma foto do aposentado foi divulgada na internet e sua história ficou conhecida mundialmente. A força de vontade do tailandês, que mesmo em condições precárias estava se esforçando para conseguir se manter vivo, foi reconhecida por muitas pessoas que o ajudaram a pagar pela cirurgia através de doações.

Com o dinheiro arrecadado, ele conseguiu financiar os cuidados médicos e realizar o procedimento no início de novembro deste ano.

O secretário permanente e porta-voz do Ministério da Saúde Pública da Tailândia Paetohpat Gangwinpong deu as primeiras notícias oficiais sobre o quadro clínico do aposentado após a operação. "Temos o prazer de anunciar a conclusão bem-sucedida da cirurgia que salvou a vida do paciente que sofria de um tumor facial ”.

“Sou um novo homem”, disse Jaroon. "Eu tenho uma nova vida. Eu sou uma pessoa novamente”, afirmou emocionado.

Segundo a especialista Worawat Kaewwichian, que realizou a cirurgia, novos testes estão sendo realizados no tumor e o tailandês ainda está hospitalizado. "Ele pode voltar para casa na próxima semana. Apesar de ter sido uma grande cirurgia, estamos satisfeitos por saber que os médicos aqui podem tratar esta doença".

Os cirurgiões descobriram que o crescimento não estava se estendendo dentro do crânio, o que lhes permitiu retirar o tecido com êxito. Jaroon poderá, inclusive, voltar a ouvir normalmente. Agora, mais testes estão sendo realizados no tumor para planejar como será o tratamento futuro do tailandês.

Leia também: Brinquedo de plástico inalado há 40 anos é confundido com câncer no pulmão

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!