Médicos tiveram que realizar cirurgia para arrancar a massa de cabelo de mais de 1,3 quilos que estava no estômago da paciente
shutterstock
Médicos tiveram que realizar cirurgia para arrancar a massa de cabelo de mais de 1,3 quilos que estava no estômago da paciente

Depois de dar à luz ao seu primeiro filho, Suman Prasad, de 25 anos, começou a sentir um forte incômodo estomacal. Ela chegou a retornar ao hospital, com medo de que o problema pudesse envolver alguma complicação pós-parto. Porém, o que foi encontrado em seu organismo não tinha nada a ver com a gestação e sim com o seu cabelo.

Leia também: Adolescente com doença rara teve massa de cabelo de 300mm retirada do estômago

No início, os cirurgiões do hospital Maharaja Yashwantrao, que fica em Indore, no oeste da Índia, chegaram a acreditar que as dores abdominais poderiam ter relação com algum ferimento no útero. Mas ao entrar na sala de operação para ser examinada, os médicos encontraram um bolo de cabelo que estava preso no estômago da jovem.

A descoberta chocou a equipe médica. Por meio de um exame de imagem, foi possível identificar uma massa formada por fios de mais de 1,3 quilos. A partir disso, foi constatado que Suman sofria da síndrome de Rapunzel , um distúrbio mental raro que faz com que o indivíduo mastigue seu próprio cabelo.

Liderada pelo Dr. Raj Kumar Mathur, uma equipe de cinco profissionais participou da operação para retirar a massa em uma cirurgia que durou mais de três horas e foi executada na terça-feira (21).

undefined
Reprodução/Facebook

Pelo tamanho do bolo de cabelo retirado do estômago da indiana, médicos acreditam que paciente sofria da síndrome há anos

"Primeiro pensamos que seu útero estava ferido na remoção instrumental da placenta durante o parto. Estávamos decidindo como faríamos a cirurgia, quando olhamos os exames e ficamos espantados ao encontrar uma enorme perfuração no intestino”, disse Mathur.

Segundo o médico, a paciente devia estar engolindo seu cabelo há um longo tempo. "Havia uma enorme massa de cabelo ali dentro. Aí tivemos que realizar uma cirurgia para retirar o bolo de pelos emaranhados”.

A desordem, na verdade, se chama tricofagia , de acordo com os termos médicos. Uma condição declarada estável, mas os médicos ressaltam que ela pode causar graves problemas de saúde se o bolo de cabelo não for removido.

Leia também: A cada cinco minutos, três pessoas morrem devido a falhas hospitalares no País

Tricofagia

A tricofagia é uma condição conhecida como um desdobramento da tricotilomania - uma doença que se resume a impulsos que fazem com que a pessoa sinta a necessidade de arrancar o próprio cabelo ou pelos, que podem estar no couro cabeludo, sobrancelhas ou qualquer outra parte do corpo.

Com a tricofagia, a pessoa além de retirar os fios, ela também os engole, o que pode acarretar problemas estomacais sérios.

Mesmo com a consciência de que a atitude não é correta e pode prejudicar, o indivíduo que sofre dessa condição não consegue ter controle da situação. Alguns casos podem ser tão graves, capazes de fazer com que regiões da cabeça fiquem completamente sem nenhum fio.

É uma doença rara, e afeta, em sua maioria, as mulheres. De acordo com o Manual Merck, é na puberdade que a condição começa a se manifestar e as meninas passam a engolir os fios de cabelo. As causas ainda não são tão bem definidas, mas questões genéticas e ambientais podem estar associadas. Ao perceber algum desses sintomas, é indicado buscar ajuda de psiquiatras.

Leia também: Nova terapia genética promete remissão completa de leucemia em até 73% dos casos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!