Vacina contra febre amarela será aplicada em doses fracionadas em SP; medida expande alcance de campanha
Valdecir Galor/SMCS
Vacina contra febre amarela será aplicada em doses fracionadas em SP; medida expande alcance de campanha

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (22) a antecipação da campanha de vacinação contra a febre amarela , que agora terá início na quinta-feira (25), feriado municipal em comemoração ao aniversário de 464 anos da cidade. A relação dos postos de saúde que abrirão no feriado ainda não foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Essa etapa da campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela  na capital paulista vai até o dia 17 de fevereiro e tem como foco principal a imunização dos moradores de 16 distritos apontados como áreas de risco nas zonas leste e sul de São Paulo. Para quem mora ou frequenta qualquer um dos bairros da zona norte, ou os distritos de Parelheiros, Marsilac e Jardim Ângela (zona sul), e Raposo Tavares (zona oeste), as vacinas já estão sendo aplicadas.

Farão parte da ação preventiva na zona leste os distritos Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Guaianases, Iguatemi, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus e São Rafael. Já na zona sul, serão vacinadas as pessoas que moram ou trabalham em Capão Redondo, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim São Luis, Pedreira, Socorro, Vila Andrade e Campo Limpo.

Leia também: Vacina é segura? Repelente ajuda? Tire todas as dúvidas sobre a febre amarela

Dose fracionada e campanha estadual

Mais de 1,3 milhão de paulistanos já foram vacinados desde outubro do ano passado em ações preventivas decorrentes dos casos de febre amarela em macacos nas regiões norte e oeste da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, apesar desses casos em animais, nenhuma pessoa contraiu a doença no município.

A prefeitura recomenda a vacinação apenas para quem mora ou trabalha nas áreas de risco, ou ainda para os paulistanos que irão viajar a regiões onde há perigo de contrair a doença. Os distritos que ainda não constam na lista de locais com campanha de vacinação devem ser incluídos nesse ról nos próximos meses, segundo a Prefeitura.

Em todo o estado de São Paulo, a campanha de vacinação também terá início na quinta-feira (29) e vai até o dia 17 de fevereiro. A expectativa do governo estadual é imunizar 8,3 milhões de pessoas em todo o território paulista.

Diante do avanço dos casos de febre amarela no País, o Ministério da Saúde passou a adotar a dose fracionada da vacina, que é a aplicação de apenas 0,1 ml da vacina para cada cidadão, e não os 0,5 ml da dose única. O governo garante que a dose fracionada garante imunização por um período de oito anos.

Leia também: Avanço da febre amarela em MG leva governo a decretar emergência em 94 cidades

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!