BBC News Brasil

Grafico promocional de contagios de covid-19
BBC

Até onde pode chegar o contágio provocado pelo novo coronavírus ?

Depois de vários meses de pandemia de Covid-19 já descobrimos que um dos fatores que mais disseminam o vírus é a concentração de pessoas.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas recomendações no final de maio em relação a eventos com multidões, sugerindo que, por exemplo, eles sejam realizados ao ar livre, com distanciamento social e com escalonamento nos horários de chegada e saída das pessoas.

Vários países que seguem as recomendações da OMS, no entanto, mantêm restrições ainda mais rigorosas sobre reuniões de pessoas.

Mas se você acredita que o perigo dos contágios está apenas nos eventos de massa, pode ser que os gráficos abaixo mudem a sua opinião.

Grafico
BBC

Um caso analisado

Esse gráfico pertence a um caso analisado pelo Departamento de Saúde do Condado de Catawba, na Carolina do Norte, no começo de julho.

Dezenas de pessoas participaram de uma reunião familiar.

Fontes da autoridade de saúde local disseram à BBC News Mundo que não divulgaram detalhes específicos sobre esse caso para "preservar a privacidade dos indivíduos".

As pessoas no encontro não usaram máscara e nem respeitaram o distanciamento social.

O resultado do encontro familiar foi que 14 pessoas testaram positivo para Covid-19.

No entanto, antes de saberem que estavam contaminados e sem mostrar sintomas da doença, as pessoas continuaram com sua vida cotidiana normal, por exemplo, indo trabalhar ou passeando na praia com outras famílias.

Isso provocou uma cadeia de contágio que terminou com a contaminação por Covid-19 de 41 indivíduos de nove famílias diferentes e em oito locais de trabalho distintos, detalham as autoridades do Condado de Catawba.

Grafico
BBC

Entre os contaminados estão 31 adultos, seis crianças e quatro idosos.

O Departamento de Saúde de Catawba informou que 14 pessoas se contaminaram na primeira fase, ou seja, na reunião familiar. Outros 18 se contaminaram na segunda fase, que inclui colegas de trabalho e pacientes em um centro hospitalar. Oito foram contaminados em uma terceira etapa, e uma pessoa em uma quarta etapa.

Uma das crianças, de nove anos, transmitiu a doença a dois de seus avós, que viraram pacientes de alto risco por conta de suas idades.

Todos estes contágios aconteceram em um período de 16 dias.

"Situações como esta se tornaram dolorosamente comuns", escreveu Jennifer McCracken, diretora de Saúde Pública do Condado na página oficial,

"Compartilho este exemplo porque espero que possa ajudar nossa comunidade a ver a facilidade com que a Covid-19 está se disseminando."

Rastreamento de contatos

Este caso inclui contágios confirmados que estão diretamente correlacionados entre si.

Mas "na medida em que nos distanciamentos dos casos originais, há mais oportunidades para que as pessoas entrem em contato com o vírus, mas o que não podemos dizer com certeza onde podem ter surgido outros casos", disse à BBC News Mundo Emily Killian, especialista do Departamento de Saúde Pública de Catawba.

Grafico
BBC

As autoridades de saúde locais conseguiram reconstruir este caso em detalhes graças a um sistema de rastreamento de contatos implementado na pandemia e com a cooperação dos pacientes envolvidos, que ofereceram informações precisas sobre cada um de seus passos ao longo de 16 anos.

Esses dados foram muito úteis para poder alertar outros familiares e amigos sobre possíveis contágios.

"Ao receber a informação sobre os contatos mais próximos, podemos oferecer uma orientação valiosa e apoio à família, amigos e entes queridos", disse Killian.

Não é a primeira vez que se registram casos de contágio por Covid-19 em reuniões familiares.

Caso no mundo

Houve um caso semelhante de um aniversário no Brasil em março, em que o vírus se propagou dentro de uma família, matando três irmãos. Na Argentina, um povoado na Patagônia precisou ser isolado depois que um churrasco de vizinhos terminou com a morte de duas pessoas em decorrência da doença.

Até quarta-feira, 5 de agosto, o Condado de Catawba, cuja população é de 160 mil pessoas, contava com 2 mil casos de Covid-19 e 29 mortos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!