vacina da Rússia
Ministério da Saúde da Rússia
vacina da Rússia

Nesta quarta-feira (12), um dia após a divulgação da aprovação da vacina Suputnik V , a Rússia modificou informações sobre o imunizante na base internacional que registra experimentos com humanos.

Quando a vacina russa foi anunciada, constava publicamente o registro de apenas da primeira fase de testes iniciados em 17 de junho, com 38 pessoas, ainda em andamento - o que gerou críticas por parte da comunidade científica.

Nesta quarta (12), as informações sobre os experimentos com humanos da vacina da Rússia passaram a incluir também uma segunda fase. Até o momento, não há informação sobre conclusões dos testes.

Na prática, a validação de vacinas envolve três fases: as duas primeiras avaliam a segurança do produto, e a última testa a efetividade vacinal e a manutenção da resposta imune nas pessoas. Até a publicação desta matéria não houve registra de terceira etapa.

Os dados estão na plataforma internacional Clinical Trials, que agrega informações detalhadas sobre experimentos com humanos no mundo todo (como local, quantas pessoas são pesquisadas, duração do experimento e metodologia aplicada). Com informações da Folha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!