Farmacêutico enche uma seringa para preparar uma dose da vacina
Patrick T. Fallon/Divulgação
Farmacêutico enche uma seringa para preparar uma dose da vacina

A cidade do Rio de Janeiro pode ter o adiamento do início de sua campanha de imunização contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) após o governo anunciar o atraso na importação de doses da vacina de Oxford da Índia . Apesar dessa possibilidade, o prefeito Eduardo Paes (DEM) já garantiu que a cidade está pronta para começar a campanha.

"O que a gente espera é que não haja atrasos, mas aí eu confesso que não tenho nenhuma posição oficial do Ministério da Saúde. O importante é que as pessoas entendam que a Prefeitura está pronta, a estrutura está pronta, os pontos estão definidos, tudo aquilo que foi necessário já foi feito para assim que chegar a vacina a gente aplique na população", afirmou Paes.

O prefeito citou as vacinas CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em e pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, e a vacina de Oxford, feita em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca, e voltou a dizer que seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI).

No entanto, na sexta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro falou que o avião que sairia do Brasil para buscar a vacina na Índia teve sua saída atrasada em até três dias . Serão 2 milhões de doses adquiridas do laboratório indiano Serum.

A indefinição sobre a chegada das doses alterou, inclusive, o anúncio do planejamento da campanha município, que estava marcada para este domingo (17).

"Você tem duas excepcionais vacinas, a Fiocruz AstraZeneca e a Coronavac Butantan, que vão ser disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. A princípio amanhã (domingo) nós iremos anunciar como vai funcionar o plano de imunização. Se tiver alguma posição do Ministério da Saúde, a gente continua anunciando amanhã, se não, a gente adia até o momento que a gente souber 'olha, vai chegar dia 20? Pode usar dia 20? Então começamos dia 21, 22, o dia que for", declarou o prefeito em entrevista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!