Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL)
Reprodução
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL)

Nesta quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda reclassificar a pandemia de Covid-19 como endemia no Brasil .

"Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil", escreveu Bolsonaro em publicação nas redes sociais.




Sem especificar critérios ou quando a medida deve entrar em vigor, Queiroga já havia dito na última semana que a pasta podia adotar o termo endemia em breve.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia é uma doença de nível mundial, que já se disseminou em diversos países e continentes. Já a endemia, é recorrente em uma só região, sem um aumento significativo no número de casos, permitindo que a população conviva com ela, como a dengue no Brasil.

Sem especificar critérios ou quando a medida deve entrar em vigor, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na terça-feira (22) que a pasta pode reclassificar a covid-19 de pandemia para endemia em breve.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia é uma doença de nível mundial, que já se disseminou em diversos países e continentes. A  endemia, por outro lado, é recorrente em uma só região , sem um aumento significativo no número de casos, permitindo que a população conviva com ela, como a dengue no Brasil.

Leia Também

Em entrevista ao iG , o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Dr. Renato Kfouri, disse que esse tipo de reclassificação deve ser feita pela própria OMS, e não pode cada nação separadamente , como sugerido pelo mandatário e pelo ministro. "[Um país] Pode classificar [uma doença] como emergência de saúde ou não, mas quem declara a pandemia ou suspende a pandemia é a OMS, ou somente ela", explicou.

De acordo com ele, uma doença deixa de ser pandêmica quando se tem uma letalidade muito baixa, "seja pela vacina, pela mudança no vírus ou por ter infectado muita gente". "Nenhuma doença com 800 mortes por dia pode ser cogitada como endêmica", acrescentou.

Nessa quarta-feira (2), o país contabilizou 370 óbitos e 30.995 casos de covid-19 . As estatísticas, porém, apareceram um pouco abaixo do patamar recente em virtude do feriado de Carnaval, já que as secretarias de saúde não funcionam.

Desta forma, o total de óbitos confirmados em todo o Brasil desde o início da pandemia atingiu a marca de 650.000. Em relação aos resultados positivos em todo o período, já são 28.842.160.


A OMS caracterizou como pandemia a emergência sanitária em decorrência da Covid-19 em março de 2020.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!