Vacina contra Covid-19
Tomaz Silva/Agência Brasil - 17.01.2022
Vacina contra Covid-19

No Dia Nacional da Imunização, celebrado nesta quinta-feira (9), a capital alcançou a marca de 32.019.382 de doses aplicadas contra a Covid-19. Pelos resultados atingidos, com mais de 100% do público acima de 12 anos vacinado contra a doença, o município de São Paulo foi reconhecido como a capital mundial da vacina. A gestão alerta, contudo, que a cidade ainda aguarda 669 mil faltosos para segunda dose e cerca de 2,7 milhões de pessoas para as doses adicionais.

“É crucial que a população compreenda a necessidade de completar o ciclo vacinal e de tomar as doses de reforço, que como o próprio nome indica, visa reforçar a imunização contra a Covid-19”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Das mais de 32 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19, 11.798.576 são de primeira dose (D1), 11.125.874 segundas doses (D2), 7.349.626 primeiras doses adicionais (DA1), 1.382.528 como segunda dose adicional (DA2), e 362.640 doses únicas (DUs).

Para alcançar esses números, a cidade contou com a técnica e o empenho de cerca de 10 mil profissionais para imunizar a população. Além disso, mais de 9 mil agentes realizam ações junto às comunidades e busca ativa com atendimento em domicílio.

Além do empenho dos profissionais, a SMS estruturou toda uma rede, desde o início da imunização, em 19 de janeiro de 2021, com mais de 600 pontos de vacinação disponíveis à população, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, megapostos e drive-thrus, além de postos volantes em locais de grande circulação populacional, como terminais de ônibus, estações de trem e metrô, shoppings, entre outros.

Para a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Mariana de Souza Araújo, a data tem como propósito conscientizar a população sobre a importância da vacinação. “O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973, oferece 45 diferentes imunobiológicos para todas as faixas etárias. Nesta data, precisamos reforçar a necessidade de verificação da carteira de vacinação e a orientação por parte dos profissionais da rede para que os cidadãos mantenham as vacinas em dia.”

Além da vacinação contra a Covid-19, a SMS disponibiliza diariamente, em todas as suas UBSs, vacinas de rotina e que fazem parte do calendário nacional de imunização. Os 45 imunobiológicos e o público-alvo podem ser consultados no link .

Atualmente estão em andamento também as campanhas contra a gripe e o sarampo na capital. Desde 4 de abril, até o momento, foram aplicadas 1.727.013 doses contra a gripe e 284.716 de tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Ambas as campanhas foram prorrogadas até 24 de junho e a vacinação contra gripe foi ampliada ao público acima de 50 anos.

Para encontrar os postos em que são aplicados os imunizantes, a população pode utilizar o Busca Saúde .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!