Vacina contra a Covid-19
LuAnn Hunt/Pixabay
Vacina contra a Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, seguindo as recomendações dos fabricantes, do Programa Estadual de Imunização (PEI) e do Ministério da Saúde (MS), ampliou os prazos de validade para os imunizantes da Pfizer, adulto e pediátrica, e da AstraZeneca, fabricada pela empresa Serum Institute of India, e importados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As vacinas da Pfizer, pediátrica e adulto, passam de 9 para 12 meses de validade com o frasco fechado e armazenado entre -90ºC e -60ºC. Após o descongelamento o prazo segue sendo de 31 dias para o imunizante voltado a adultos e de dez semanas (70 dias) para a vacina pediátrica.

Após o descongelamento, ambas devem ser armazenadas entre 2ºC e 8ºC.Para a AstraZeneca, o prazo de validade passa de seis para nove meses, quando armazenada sob refrigeração em temperatura entre 2ºC e 8ºC. É válido destacar que a ampliação é válida somente para os imunizantes fabricados pela empresa Serum Institute of India e importados pela FioCruz.

Para sanar as dúvidas e questionamentos dos usuários sobre as novas recomendações, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) orientou que as unidades de saúde mantenham um comunicado impresso na sala de vacina.

O documento referente à ampliação, com as novas orientações, os documentos técnicos e os lotes dos imunizantes que tiveram as datas ampliadas já foi distribuído aos postos de vacinação e está à disposição da população para consulta. Ele também pode ser acessado pelo link:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=330282

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!