De acordo com dados divulgados pelo painel de controle da dengue nesta segunda-feira (11), a doença já causou 58 mortes e outros 189.368 casos confirmados no estado de São Paulo. Dos óbitos confirmados, 35 deles aconteceram menos de sete dias após o início dos sintomas causados pela doença. Até o momento, outras 149 mortes estão sendo investigadas pela SES.
O governo paulista decretou estado de emergência para a dengue em seu território na semana passada , após decisão tomada pelo Centro de Operações de Emergências. A medida foi tomada pois o estado já passou da marca de 300 casos confirmados a cada 100 mil habitantes.
Dengue na capital
Oito pessoas foram vítimas da doença na capital, das quais seis delas morreram menos de sete dias após o início sintomático da doença. Mais de 45 mil casos foram confirmados na capital paulista.
Bairros com mais infecções
Água Rasa;
Anhanguera;
Campo Limpo;
Guaianases;
Itaquera;
Jaçanã;
Lajeado;
Lapa;
Parque São Domingos;
São Miguel Paulista;
Tremembé;
Vila Jaraguá;
Vila Leopoldina;
Vila Maria; e
Vila Medeiros.
Vacina contra a dengue
No início do ano, o Ministério da Saúde divulgou uma lista com cerca de 500 municípios brasileiros que receberiam as doses do imunizante para vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos . Entretanto, apenas 11 ficam no estado de São Paulo: Arujá, Biritiba-Mirim, Guararema, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A capital paulista ficou de fora, enquanto os municípios citados deram início à vacinação no dia 19 de fevereiro.
Principais cuidados contra a dengue
Evitar deixar água parada;
Colocar areia no prato das plantas (ou trocar a água uma vez por semana);
Furar pneus velhos e guardá-los com cobertura, caso não os entregue à limpeza pública;
Guardar vasos e baldes vazios com a boca para baixo; e
Limpar todos os dias as cubas de bebedouro.