A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, anunciou nesta sexta-feira (9) que o Brasil pode atingir um recorde de 4,2 milhões de casos de dengue este ano.
A vacinação contra a doença teve início no Distrito Federal hoje e está programada para se expandir para municípios de nove estados até o final de fevereiro. Devido à escassez de doses, o Ministério da Saúde divulgou que a aplicação será feita por grupos, começando por crianças de 10 e 11 anos.
A meta é imunizar em 2024 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 521 municípios. Segundo o ministério, a decisão de iniciar a imunização em crianças de 10 a 11 anos foi baseada no maior índice de hospitalização por dengue nessa faixa etária.
Neste mês, as doses serão distribuídas para 60% do total, ou seja, 315 cidades. O lote de 712 mil doses, recebido em janeiro, será enviado aos seguintes estados, além do Distrito Federal: Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão.
O governo planeja enviar as doses para 100% dos 521 municípios até a primeira quinzena de março.
"Estamos vendo uma antecipação de casos que não tínhamos visto nas outras epidemias de dengue. Geralmente, os casos são fim de março e começo de abril", disse a secretária. "Com isso, temos muitas crianças e adolescentes que nunca tinham entrado em contato com o vírus."
Maciel explicou que a seleção dos municípios prioritários para receber as doses em fevereiro levou em consideração a maior circulação do sorotipo 2 da doença, que causa quadros mais graves.